Verstappen defende permanência de Spa na F1: “Mônaco é mais perigoso e corremos lá”

Em um fim de semana com previsão de chuva para o GP da Bélgica, Max Verstappen defendeu a segurança do circuito de Spa-Francorchamps, mas reclamou sobre a visibilidade nos carros de F1 com pista molhada

Max Verstappen defendeu a permanência de Spa-Francorchamps no calendário da Fórmula 1. As incertezas em relação à segurança do icônico circuito belga voltaram à tona depois do acidente que tirou a vida de Dilano van ‘t Hoff, durante a etapa da FRECA, realizada no local no início de julho. O bicampeão lamentou o que aconteceu com o compatriota, mas reconheceu que existem outras pistas no calendário da F1 que são ainda mais perigosas.

Embora reconheça que sempre há espaço para melhorias, Verstappen entende que Spa-Francorchamps é um circuito seguro e reiterou que existem outros traçados que merecem atenção nesse quesito. Um dos exemplos citados pelo holandês foi o clássico circuito de Mônaco, onde praticamente todos os pontos permitem que o carro volte para a pista após uma batida.

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SERGIO PÉREZ; EAU ROUGE; GP DA BÉLGICA; SPA-FRANCORCHAMPS;
A Eau Rouge dá início a um dos trechos mais perigosos do calendário da F1 (Foto: Red Bull Content Pool)

“Não acho que há muito que você possa fazer ou mudar para que seja mais seguro. Porque também há outras pistas por aí que, se você tiver um acidente, é [lançado] de volta à pista, com a visibilidade muito baixa, e isso [acidente fatal] pode acontecer novamente. Sempre há coisas que podem ser feitas para melhorar, mas também estamos correndo em Mônaco, que acho muito mais perigoso do que aqui”, disse Verstappen.

“Nós corremos lá porque é considerado seguro o suficiente. Acidentes acontecem, infelizmente. E honestamente, quando você olha para o acidente [de Dilano], é extremamente lamentável a forma como aconteceu. Acho que é um pouco de azar isso acontecer em Spa, duas vezes, mas próximas uma da outra”, disse o titular da Red Bull.

Ainda existe a chance de chuva durante o fim de semana do GP da Bélgica de F1. A água tem sido um problema para as atividades em pista, uma vez que a visibilidade dos pilotos fica consideravelmente comprometida. E Max atribuiu o problema aos carros e pneus cada vez maiores.

“Fomos para os pneus maiores, o que piora [a visibilidade], porque há mais deslocamento de água. Além disso, o carro é tão grande que acaba tendo mais spray. Está pior do que em 2016, mas em 2016 também foi ruim. Lembro da corrida no Brasil em que fiquei atrás depois do pit-stop, nem vi o Fernando [Alonso] sair da pista”, relembrou.

“É ruim, mas tem sido ruim por muito tempo. Então, não acho que haja muito no momento que possamos fazer sobre isso”, finalizou Verstappen.

Fórmula 1 volta neste final de semana, entre os dias 28 e 30 de julho, para a disputa do GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023 AO VIVO e em TEMPO REAL. Sábado e domingo, ainda tem a transmissão em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, no canal 1 do GP no YouTube.

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