Verstappen culpa desgaste por aproximação de Norris em Ímola: “Pneus não funcionavam”
Max Verstappen admitiu que ficou sem ritmo na reta final do GP da Emília-Romanha e disse que o stint com pneus duros trouxe alto desgaste, permitindo a aproximação de Lando Norris
Max Verstappen dominou o GP da Emília-Romanha, realizado pela Fórmula 1 neste domingo (19) em Ímola, mas precisou trabalhar bastante nas últimas voltas para evitar a aproximação de Lando Norris. A distância entre os dois, que chegou a passar de 7s, despencou para 0s7 na linha de chegada, e o neerlandês admitiu após a disputa que o ritmo caiu bastante no fim devido ao desgaste excessivo dos pneus.
“Tive de acelerar totalmente durante a corrida inteira para criar uma vantagem”, disse Verstappen. “Nós fomos bem com os pneus médios, mas foi mais difícil de gerenciar as coisas com os duros. Nas últimas dez ou 15 voltas, não tive aderência e escorreguei bastante”, afirmou.
“Vi Lando [Norris] se aproximando e foi bem difícil, os pneus não estavam funcionando mais. Então, não podia correr o risco de cometer nenhum erro. Não cometemos, felizmente, e estou muito feliz por vencer hoje”, celebrou.
Segundo Verstappen, a falta de informações da Red Bull sobre o comportamento dos pneus duros foi a razão para a queda de ritmo no segundo stint. Por outro lado, depois de reclamar do carro e sofrer com dificuldades nos treinos livres, o neerlandês elogiou a recuperação da equipe austríaca ao longo do fim de semana.
“Mudamos bastante o carro. Não tínhamos muitas informações antes da corrida e, provavelmente por isso, as coisas ficaram mais complicadas com os pneus duros. Porém, comparado a como começamos o fim de semana, podemos ficar muito orgulhosos com essa vitória. Eu aceito isso”, finalizou.
A Fórmula 1 volta de 24 a 26 de maio com o tradicional GP de Mônaco, oitava etapa da temporada 2024, nas ruas de Monte Carlo.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!