Se tem algo que divide opiniões na Fórmula 1 atualmente são os finais de semana de corridas sprint. O último da vez a dar seu pitaco foi o tricampeão Max Verstappen, que lembrou das desclassificações de Lewis Hamilton e Charles Leclerc no GP dos Estados Unidos, em Austin, por conta do desgaste excessivo das pranchas do assoalho do carro. Algo que, para o holandês, poderia ter sido evitado caso as equipes não ficassem presas a um acerto desde o início do fim de semana sprint.
“Se você escolheu minimamente errado o acerto no TL1, ficará preso a essa configuração pelo resto do fim de semana de sprint. Isso é realmente muito ruim”, reclamou Verstappen em entrevista à Auto Motor und Sport. “Tivemos alguns finais de semana de sprint realmente muito bons neste ano, mas eu não fiquei completamente satisfeito”, prosseguiu o piloto da Red Bull.
“Por exemplo, a altura dos carros em Austin. A Mercedes e Ferrari não deixaram seus carros muito baixos de propósito. Mas quando você toma o caminho errado [em termos de acerto], não há como voltar atrás. No máximo, você pode forçar algo com a pressão dos pneus. Mas se esses valores prescritos já estiverem muito altos, então já era”, lembrou o holandês.
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Questionado sobre possíveis mudanças no formato dos fins de semana, Max sugeriu que a categoria adote dois períodos de parque fechado para que as equipes possam corrigir erros de acerto. “Um Parc Fermé para sábado e um Parc Fermé para domingo, por exemplo”, disse.
Porém, mais mudanças drásticas no formato dos fins de semana sprint não agradam a Verstappen. Por exemplo: ele vê a ideia de uma classificação de uma volta como “arriscada”, mesmo não gostando do regulamento atual. Além disso, o tricampeão também revelou que se sente perdido com a quantidade de alterações feitas recentemente pela Fórmula 1.
“Isso seria um pouco arriscado. Acho que o formato atual é muito bom. Eu já não gosto do formato atual com aquela seleção obrigatória de pneus médio-médio-macios. Nós já não sabemos o que é melhor: uma volta rápida, ou ainda uma volta rápida, seguida de uma volta de resfriamento e outra volta rápida. Nem eu consigo mais acompanhar exatamente quais são as regras, o que me faz sentir perdido. É como um circo”, reclamou o holandês.
A Fórmula 1 retorna agora no dia 2 de março, com a estreia do campeonato no GP do Bahrein. Antes disso, as 10 equipes participam dos testes de pré-temporada em Sakhir entre os dias 21 e 23 de fevereiro.