Verstappen diz que Norris precisa de “fim de temporada perfeito” para levar título
Max Verstappen ainda foi sincero e admitiu que "não esperava" ver a Red Bull vivendo má fase na temporada 2024 da Fórmula 1, principalmente após o início de temporada avassalador
Depois de começar a temporada 2024 da Fórmula 1 com o pé direito e vencer quatro das primeiras cinco corridas, Max Verstappen admitiu que “não esperava” viver um situação tão diferente apenas alguns meses depois. O neerlandês afirmou que a Red Bull está trabalhando arduamente para extrair mais desempenho do RB20 e ainda falou o que pensa sobre as chances de vencer a disputa contra Lando Norris pelo título do Mundial de Pilotos.
No último fim de semana, no GP dos Países Baixos, o tricampeão não foi páreo para o #4 da McLaren nem na classificação e muito menos na corrida. Ao largar da segunda posição, o #1 até assumiu a ponta nos primeiros metros, mas não foi capaz de segurar o ímpeto do principal rival no certame e cruzou a linha de chegada quase 23s atrás — algo inimaginável para quem venceu 19 dos 22 GPs do ano passado.
Consultor do time de Milton Keynes, Helmut Marko declarou que os taurinos “sabem quais são os problemas” e, por isso, estão focados em desenvolver atualizações o mais rápido possível para o bólido. Sergio Pérez, por sua vez, reconheceu as dificuldades, mas mostrou otimismo quanto ao possível desempenho da equipe no GP da Itália, que acontece neste fim de semana. Verstappen preferiu manter os pés no chão.
“Temos várias coisas para testar no carro. Em Zandvoort, o vento e a chuva não nos permitiram analisar se o que estávamos fazendo estava funcionando ou não”, disse durante a entrevista coletiva de quinta-feira (29), em Monza. “Pérez disse que encontramos a solução? Veremos, pois não acho que o carro dele tenha ficado muito rápido de repente. Estamos trabalhando com os engenheiros para resolver a situação e todos estão se esforçando muito”, continuou.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: LADO A LADO — Sargeant x Palmer
Após subir no degrau mais alto do pódio no Bahrein, Arábia Saudita, Japão e China logo no início do campeonato, Verstappen imaginava que teria vida fácil no caminho para o tetracampeonato. Porém, a situação virou de cabeça para baixo a partir do GP de Miami, quando a McLaren acertou em cheio nas atualizações e evoluiu drasticamente, tornando-se a principal potência da categoria neste momento.
Por outro lado, a Red Bull estagnou e vem sofrendo para entender qual direção deve ser seguida. Max admitiu surpresa com a atual performance da esquadra comandada por Christian Horner e ainda alertou para a possível perda do título para Norris, já que, de acordo com ele, “não é preciso muito para reverter a situação”. A diferença entre os rivais na tabela é de 70 pontos a favor do taurino, com nove etapas restando para o fim da temporada.
“Em termos de desempenho, não esperava tal situação, principalmente considerando a forma como a temporada começou. Mas só penso em dar o meu melhor, não sei se isso será o suficiente para conquistar o título”, apontou Verstappen. “Gostaria de ganhar o título? Claro que sim, mas tendo sucesso ou não, minha vida não muda”, declarou.
“Neste momento, não tenho controle sobre a situação. E se uma vantagem de 70 pontos for suficiente? Não é preciso muito para reverter a situação, prefiro vencer corridas do que fazer cálculos. Estou ciente, no entanto, do fato de que seria necessário [para Norris] um final de temporada perfeito, e isso é muito difícil”, finalizou.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira (30), o treino livre 1 acontece às 8h30 (de Brasília, GMT-3). Já a segunda sessão está marcada para as 12h. No sábado (31), o TL3 abre o dia às 7h30, ao passo que a classificação será às 11h. Por fim, no domingo (1º), os pilotos disputam a corrida em Monza a partir das 10h.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.