Verstappen frustra público pró-Pérez e abre GP da Cidade do México como líder do TL1

Max Verstappen começou os trabalhos no autódromo Hermanos Rodríguez cravando o pé quanto ao poderio dele e da Red Bull e liderou o TL1 com certa tranquilidade

O fim de semana do GP da Cidade do México de Fórmula 1 começou oficialmente nesta sexta-feira (27), com o primeiro treino livre na pista do Hermanos Rodríguez, e pintou panorama diferente ao da semana passada, nos Estados Unidos. Se lá, o indício era de que a Red Bull seria incomodada, o começo no México mostrou outra coisa. Max Verstappen liderou com facilidade.

O resultado frustrou o público local presente nas arquibancadas. Na primeira vez que a F1 chegou ao México após a rivalidade entre Verstappen e Sergio Pérez esquentar, sobretudo por breve momento no fim do ano passado, a torcida chega ávida por ver o ídolo local superar o tricampeão mundial. Mas Verstappen controlou Pérez sem grandes problemas.

A segunda colocação não ficou com Pérez, que foi somente ao terceiro posto. Foi Alexander Albon, voando na pista ao longo da atividade com a Williams, quem terminou somente 0s095 atrás do líder. Lando Norris ficou na quarta colocação, seguido por Charles Leclerc, Oscar Piastri, Carlos Sainz, Daniel Ricciardo, Esteban Ocon e Lance Stroll no top-10. Lewis Hamilton foi 11º.

E se tratou de um treino problemático. Sainz sofreu com a parte hidráulica e passou a maior parte da hora nos boxes, bem como Fernando Alonso, que mal rodou com a Aston Martin, ainda que o problema não tenha sido divulgado, e terminou somente no 16º lugar. Em dado momento, Norris também sofreu com acelerador preso.

Théo Pourchaire, que foi um dos cinco reservas novatos na pista, sofreu quatro vezes o mesmo problema no pedal dos freios e sequer deu volta rápida com a Alfa Romeo. Oliver Bearman na Haas, Isack Hadjar na AlphaTauri, Jack Doohan na Alpine e Frederik Vesti na Mercedes foram os outros.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Cidade do México de Fórmula 1. Logo mais, o TL2 está marcado para as 19h (de Brasília, GMT-3). No sábado, o terceiro treino livre está marcado para as 14h30, com a classificação às 18h. Já no domingo, a corrida larga às 17h. O GRANDE PRÊMIO ainda exibe classificação e a corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporteatravés da GPTV — o início das transmissões se dá 15 minutos antes das atividades.

Max Verstappen começou indicando favoritismo no México (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira como foi o TL1 do GP da Cidade do México:

Nada apontava para preocupação como clima no primeiro treino livre para o GP da Cidade do México de Fórmula 1. Diferente das altas temperaturas dos EUA, da umidade insana de Singapura e das duas coisas no Catar, um pingo de normalidade. E isso mesmo sabendo que havia chance de pancada de chuva ao longo da hora.

Para a etapa mexicana, oito das dez equipes apostavam em atualizações, sobretudo voltadas especificamente para a corrida. A refrigeração era algo bastante tocado após as últimas etapas, enquanto Aston Martin e Mercedes mantinham o carro igual.

O TL1 oferecia a chance de ver algumas diferenças no grid. Metade das equipes aproveitava para colocar pilotos reservas ou de desenvolvimento no cockpit para a atividade. Todos os cinco escolhidos, jovens sem experiência de F1: Frederik Vesti no lugar de George Russell na Mercedes; Oliver Bearman na vaga de Kevin Magnussen na Haas; Jack Doohan em Pierre Gasly na Alpine; Théo Pourchaire em Valtteri Bottas na Alfa Romeo; e Isack Hadjar em Yuki Tsunoda na AlphaTauri.

Com bandeira verde acionada e pit-lane aberto, a Aston Martin abria os trabalhos com os dois pilotos, Fernando Alonso e Lance Stroll, na tentativa de um rebote após etapa bastante preocupante nos Estados Unidos. Pourchaire também saiu logo com a Alfa Romeo e avisou quase que imediatamente que o pedalo dos freios estava “estranho” e voltou para casa.

Oliver Bearman foi um dos novatos reservas na pista (Foto: Haas F1 Team)

Sergio Pérez, na frente da torcida local, também saiu rapidamente e logo colocou uma volta na tabela de tempos cronometrados. Ficou na frente por alguns instantes, antes de Oscar Piastri e Daniel Ricciardo superarem. Era somente o comecinho, contudo.

O início, aliás, não estava fácil para os novatos. Se Pourchaire sofrera com o pedal dos freios, Bearman travou firme o carro da carras e, em seguida, Hadjar voltou correndo para o pit-lane após dizer que o carro entrou sozinho no modo antistall.

Importante destacar que o TL1 contava com quatro tipos diferentes de pneus, em comparação com os três tipos normais. O motivo é que a Pirelli levou uma versão modificada dos C4 para serem testados, algo que os pilotos faziam em peso logo de cara. Além disso, a gama do fim de semana era a mais macia possível: C3 para os duros, C4 e C5 para médios e macios.

E Pérez aproveitava mais um giro pela pista para retornar ao primeiro lugar. Mas o que de mais interessante acontecia no momento estava em outra parte da pista: algo que parecia um pedaço da asa traseira da AlphaTauri de Ricciardo se soltou no contorno da última curva e ficou na reta dos boxes, algo que Piastri imediatamente relatou. Mas a direção de prova deixou o pedaço metálico ficar por ali, já que, ao menos em teoria, não estava no trilho de corrida.

Público assistindo aos treinos livres do GP do México (Foto: Reprodução/F1)

Max Verstappen entrou na pista um pouco depois do companheiro e já pulou para a primeira colocação. O que chamava a atenção, entretanto, era a quantidade de problemas nos primeiros 20 minutos de sessão. Carlos Sainz ficou parado no meio da pista na reta oposta e obrigou Pérez e andar com dois pneus no gramado. O piloto da Ferrari pediu desculpa via rádio, avisou que tinha problemas hidráulicos e cruzou o gramado para tentar encaminhar o carro aos boxes. Conseguiu, mas logo a Ferrari aparentava preocupação ao ver o carro já sem a tampa do motor.

Além dele, Pourchaire voltava a relatar o mesmo problema e voltava aos boxes sem conseguir nem andar com a Alfa Romeo. Má sorte do piloto francês, líder da temporada da Fórmula 2 antes da etapa final. E tinha mais! Norris questionou a McLaren se tinha alguma coisa acontecendo, porque o acelerador estava indo ao máximo a qualquer leve toque. Sem entender, também entrou nos boxes — e o replay da transmissão oficial mostrou que o carro estava acelerando no talo mesmo no pit-lane, ainda que Norris claramente não estivesse tentando aquilo.

Ao cruzar a marca de metade da atividade, Verstappen liderava com 1min20s245. Atrás dele, Alexander Albon, por apenas 0s004 e Charles Leclerc ainda no mesmo décimo. Pérez, Ricciardo, Piastri, Logan Sargeant, Esteban Ocon, Guanyu Zhou e Lando Norris fechavam o top-10.

Além de Pourchaire, Alonso era o outro que não tinha volta cronometrada e somente as voltas de instalação dos primeiros minutos registradas. Tinha problemas, naturalmente. Bearman era o mais rápido entre os pilotos novatos, e isso com uma volta de pneus duros. Era o 12º contra a 17ª colocação de Doohan, por exemplo, que já testara os pneus médios.

Carlos Sainz teve problemas hidráulicos, mas conseguiu voltar para a pista (Foto: Ferrari)

Eis que, durante o treino a FIA aproveitava para anunciar uma punição a Tsunoda: uma vez que a AlphaTauri resolveu trocar tudo na unidade de força, Yuki largaria na última colocação no domingo independente do resultado na classificação. Enquanto isso, na pista, Hadjar estava com o carro de Tsunoda e muita parafina na lateral esquerda para testes aerodinâmicos.

Já ouviu falar que três é demais? Pois bem, Pourchaire tentou sair à pista novamente e, dentro de apenas alguns segundos, avisou que lidava “com o mesmo problema de novo”. Incríveis três vezes em cerca de 35 minutos.

A partir daí, pneus macios apareciam em profusão. Verstappen foi para 1min19s718, enquanto Pérez foi 0s545 mais lento. O piloto da casa ficou atrás da volta de Norris e a de Albon, essa com pneus médios.

Apesar da liderança, Verstappen pedia para ir aos boxes porque tinha “alguma coisa presa entre as pernas” no assento. Pérez ganhou uma segunda chance e pulou para o segundo lugar com os pneus macios. Menos voltas velozes que o esperado para esta parte do treino, contudo.

Théo Pourchaire sofreu repetidamente com um problema no pedal dos freios (Foto: Reprodução/F1)

Alonso conseguiu finalmente ir para a pista novamente com pouco menos de 20 minutos pela frente e pulou para a tabela de tempos, ainda que com uma volta do nível dos novatos. Imediatamente, voltou à garagem.

Não parecia muito provável, mas Sainz também conseguiu voltar ao traçado para andar de pneus macios nos 15 minutos derradeiros. Quem voava, contudo, era Albon: de pneus macios, subiu para a segunda colocação e seguia grudado em Verstappen, apenas 0s095 atrás.

Enquanto isso, Ferrari e McLaren batalhavam um pouco atrás. A Mercedes andara surpreendentemente pouco ao longo da atividade em termos de voltas velozes: Hamilton estava fora do top-10, enquanto Vesti tinha tempo de novato.

Sem mudar grande coisa de lá até o fim, Verstappen terminou mesmo na frente de Albon, com Pérez em terceiro e Norris abrindo uma fileira alternada entre McLaren e Ferrari.

Destaque para a mensagem final de rádio de Hadjar para a AlphaTauri após a primeira experiência em atividade da F1: “esse é o maior dia da minha vida”. Bom para ele.

Fórmula 1 2023, GP da Cidade do México, Hermanos Rodríguez, treino livre 1:

1M VERSTAPPENRed Bull RBPT Honda1:19,718 29   
2A ALBONWilliams Mercedes1:19,813+0,09531   
3S PÉREZRed Bull RBPT Honda1:20,015+0,29728   
4L NORRISMcLaren Mercedes1:20,237+0,51930   
5C LECLERCFerrari1:20,297+0,57930   
6O PIASTRIMcLaren Mercedes1:20,463+0,74532   
7C SAINZFerrari1:20,479+0,76123   
8D RICCIARDOAlphaTauri RBPT Honda1:20,568+0,85030   
9E OCONAlpine1:20,677+0,95926   
10L STROLLAston Martin Mercedes1:20,687+0,96926   
11L HAMILTONMercedes1:20,724+1,00625   
12N HÜLKENBERGHaas Ferrari1:20,968+1,25029   
13G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:21,129+1,41127   
14L SARGEANTWilliams Mercedes1:21,157+1,43930   
15O BEARMANHaas Ferrari1:21,313+1,59531   
16F ALONSOAston Martin Mercedes1:21,347+1,62917   
17I HADJARAlphaTauri RBPT Honda1:21,941+2,22325   
18J DOOHANAlpine1:22,109+2,39125   
19F VESTIMercedes1:22,937+3,21926   
20T POURCHAIREAlfa Romeo Ferraris/tempo4   

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

TÁ CHEGANDO! TUDO sobre o GP de SÃO PAULO de F1 + Prévia do MÉXICO | WGP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.