Verstappen garante festa do mar laranja e crava pole na Áustria. Norris brilha e é 2º

Max Verstappen levou a torcida holandesa ao delírio nas arquibancadas do Red Bull Ring e cravou a pole do GP da Áustria. Lando Norris e George Russell também brilharam neste sábado

Max Verstappen levou o mar laranja, a multidão holandesa que toma as arquibancadas do Red Bull Ring neste fim de semana, ao delírio na classificação do GP da Áustria, na tarde deste sábado (3). Dominante desde o início da sessão, o líder do Mundial de Pilotos não deu chances à concorrência e garantiu a pole-position no circuito da casa da Red Bull. É a sétima pole do holandês e a quarta no campeonato, a terceira consecutiva.

Mas a pole veio com uma pitada de drama no fim. Isso porque o surpreendente Lando Norris brilhou e fez sua melhor classificação na F1. Com volta apenas 0s048 mais lento que o tempo registrado por Max, 1min03s720, o prodígio da McLaren garantiu a segunda posição no grid do GP da Áustria. Um feito gigantesco.

O dono do carro #4 foi seguido na classificação pela Red Bull de Sergio Pérez. O mexicano melhorou bem em volta lançada depois de uma sexta-feira complicada e se posicionou à frente das Mercedes de Lewis Hamilton, que ficou apenas em quarto, e de Valtteri Bottas, em quinto. Para a Red Bull, a colocação do mexicano no grid é muito importante para, quem sabe, garantir uma dobradinha no domingo.

A AlphaTauri foi novamente bem no circuito austríaco e se colocou em sexto e sétimo com Pierre Gasly e Yuki Tsunoda, respectivamente. Sebastian Vettel, aniversariante do dia, foi o oitavo com a Aston Martin. Outra grande surpresa do sábado foi George Russell. O britânico foi ao Q3 com a Williams pela primeira vez e, diga-se, de pneus médios. Na fase final, o piloto ainda superou Lance Stroll e vai largar em nono, lado a lado com o canadense.

MAX VERSTAPPEN; GP DA ÁUSTRIA; F1; RED BULL; RED BULL RING
Max Verstappen é o dono da pole-position do GP da Áustria (Foto: Clive Rose/Getty Images/Red Bull Content Pool)

A Fórmula 1 volta a acelerar neste domingo com a nona etapa da temporada 2021, com largada no Red Bull Ring marcada para 10h (de Brasília, GMT-3) e transmissão ao vivo pela Band na TV aberta e pelo serviço de streaming F1 TV Pro. O GRANDE PRÊMIO acompanha o GP da Áustria AO VIVO e em TEMPO REAL.

LEIA MAIS
+Hamilton permanece na Fórmula 1 e renova pela Mercedes até fim da temporada 2023

Saiba como foi a classificação do GP da Áustria de Fórmula 1

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A Aston Martin não perdeu a chance de zoar Sebastian Vettel após a eliminação da Alemanha na Eurocopa (Vídeo: Aston Martin)

Q1: Verstappen voa e Ocon vai mal pelo segundo sábado seguido

Diante de uma verdadeira multidão laranja nas arquibancadas do Red Bull Ring, no primeiro evento com casa cheia na Fórmula 1 desde o início da pandemia, a Fórmula 1 acelerou para o Q1 da classificação do GP da Áustria.

E logo nos primeiros minutos, com 30ºC de temperatura ambiente e 51ºC no asfalto, Max Verstappen fez a festa dos torcedores e se colocou na frente ao marcar 1min04s249. Lewis Hamilton, 0s257 atrás, e Valtteri Bottas estavam logo atrás do holandês na tabela de tempos, enquanto Carlos Sainz, da Ferrari, era o quarto, e Lando Norris vinha em quinto, à frnete da Red Bull de Sergio Pérez.

ESTEBAN OCON; Q1; GP DA ÁUSTRIA; CLASSIFICAÇÃO; ALPINE;
Esteban Ocon caiu no Q1 pelo segundo fim de semana seguido no Red Bull Ring (Foto: Reprodução)

Bastou a Max apenas uma volta no Q1. O holandês voltou aos boxes e poupou pneus para a sequência da classificação. Lá na pista, cada vez mais quente, Norris e Fernando Alonso deixavam a dupla da Mercedes para trás. O piloto da McLaren se colocou em segundo, apenas 0s096 mais lento em relação ao tempo aferido por Verstappen. No fim da tabela, chamava a atenção que Pierre Gasly aparecia em 18º — tendo feito sua melhor volta até então com pneus médios —. Esteban Ocon também figurava na zona de eliminação.

Gasly saiu da zona da degola com uma boa volta no fim do Q1. Outro que andou muito bem foi George Russell, que saiu de P17 para 12º. Quem foi eliminado, novamente no Q1 na Áustria, foi Ocon. O francês repete o 17º no grid de uma semana atrás. Também caíram na primeira fase da sessão Kimi Räikkönen, Nicholas Latifi, Mick Schumacher e Nikita Mazepin. Daniel Ricciardo teve uma volta deletada por ter excedido os limites de pista da curva 9 e por muito pouco, apenas 0s036, não foi eliminado neste segmento.

Q2: Russell faz volta brilhante e coloca Williams no Q3 por 0s006

Longe de ter o melhor ritmo com pneus macios, ‘Checo’ Pérez abriu o Q2 com os compostos médios. O mexicano virou 1min04s554 na primeira volta, seu melhor tempo no fim de semana até então.

No fim das contas, os médios foram a escolha da maioria dos pilotos para o Q2. Na sequência da sessão, Verstappen tomou a ponta com 1min04s208 e superou Hamilton, que também havia batido Pérez ao registrar 1min04s501. A diferença do heptacampeão para Max seguia na casa de 0s2.

Lando Norris viveu uma grandiosa tarde no Red Bull Ring (Foto: McLaren)

Quem encaixou boa volta, mas com pneus macios, foi Sebastian Vettel. O aniversariante do dia chegou a pular para segundo, mas perdeu o posto para Norris e Pérez. Hamilton havia caído para o quinto lugar. Russell aparecia em nono, atrás de Bottas e à frente de Tsunoda, Sainz, Leclerc, Alonso e Ricciardo. George teve de parar o carro no pit-lane para a pesagem obrigatória feita pelos fiscais da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

Verstappen ainda conseguiu melhorar bem na sua segunda volta rápida. Com tempo excepcional, o holandês cravou 1min03s927 e reforçou ainda mais seu domínio perante a Mercedes. Hamilton passou em segundo, 0s331 atrás de Verstappen, enquanto Bottas era o terceiro. Gasly era o quarto e Norris o quinto, novamente à frente de Pérez.

GEORGE RUSSELL; WILLIAMS; RED BULL RING;
George Russell deu show na classificação e, com pneus médios, passou para o Q3 (Foto: Williams)

Também garantiram passagem ao Q3 Vettel, em sétimo, e Yuki Tsunoda, em oitavo. Lance Stroll passou em nono, enquanto Russell, com grandiosa volta já no apagar das luzes, superou Sainz em 0s006 e finalmente colocou a Williams na fase final da classificação pela primeira vez em sua trajetória na F1. Detalhe: com pneus médios.

Alonso se mostrou furioso com Vettel. O tetracampeão estava à sua frente, mas vinha muito lento no momento em que o bicampeão partia para fechar sua volta rápida. Fernando ficou apenas com o 14º tempo, foi eliminado no Q2 e esbravejou muito pelo rádio com a Alpine. O incidente entrou sob investigação dos comissários. Também caíram, Além de Sainz e Alonso, Leclerc, Ricciardo e Giovinazzi.

Q3: Verstappen faz a festa do mar laranja com pole no GP da Áustria; Norris surpreende

O segmento derradeiro da classificação tinha um favoritaço: era Max Verstappen o nome cantado em verso e prosa nas arquibancadas do Red Bull Ring, enquanto Hamilton e Bottas corriam bem por fora.

MAR LARANJA; RED BULL RING;
Festa holandesa nas arquibancadas do Red Bull Ring neste sábado (Foto: Clive Rose/Getty Images/Red Bull Content Pool)

E tudo seguiu conforme o script. Verstappen virou 1min03s720 na sua primeira volta rápida, enquanto Hamilton estava apenas em terceiro, atrás também da McLaren de Norris, um grande feito do jovem britânico, porém à frente de Bottas. A vantagem de Max para o heptacampeão do mundo seguia na casa de 0s2. Pérez, com a Red Bull, vinha na quinta posição.

Os dez pilotos saíram para a última volta rápida do sábado. Verstappen não melhorou sua volta rápida, mas Norris foi brilhante ao passar apenas 0s048 mais lento que o holandês, reforçando a segunda posição. Quem também fez excelente volta foi Pérez, que superou Hamilton para garantir a terceira posição, seguido pelo heptacampeão e por Bottas, em quinto. Russell conseguiu superar Lance Stroll na sua volta rápida e ficou em nono.

No fim, mesmo com certo drama no fim em razão da surpreendente volta de Norris, Verstappen festejou outro grande momento na temporada e parte, seguramente, como favorito para outra vitória no Red Bull Ring.

F1 2021, GP da Áustria, Spielberg, Grid de Largada:

1M VERSTAPPENRed Bull Honda 1:03.720 
2L NORRISMcLaren Mercedes 1:03.768+0.048
3S PÉREZRed Bull Honda 1:03.990+0.270
4L HAMILTONMercedes 1:04.014+0.294
5V BOTTASMercedes 1:04.049+0.329
6P GASLYAlphaTauri Honda 1:04.107+0.387
7Y TSUNODAAlphaTauri Honda 1:04.273+0.553
8S VETTELAston Martin Mercedes 1:04.570+0.850
9G RUSSELLWilliams Mercedes 1:04.591+0.871
10L STROLLAston Martin Mercedes 1:04.618+0.898
11C SAINZFerrari 1:04.559+0.839
12C LECLERCFerrari 1:04.600+0.880
13D RICCIARDOMcLaren Mercedes 1:04.719+0.999
14F ALONSOAlpine 1:04.856+1.136
15A GIOVINAZZIAlfa Romeo Ferrari 1:05.083+1.363
16K RÄIKKÖNENAlfa Romeo Ferrari 1:05.009+1.289
17E OCONAlpine 1:05.051+1.331
18N LATIFIWilliams Mercedes 1:05.195+1.475
19M SCHUMACHERHaas Ferrari 1:05.427+1.707
20N MAZEPINHaas Ferrari 1:05.951+2.231
  Tempo 107% 1:08.180+4.460

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar