Verstappen admite “largada ruim” e diz que Red Bull “sobreviveu a tudo” na Austrália

Após segunda vitória em três corridas na temporada, Max Verstappen admitiu ter pecado na largada do GP da Austrália, mas preferiu destacar vitória da Red Bull em corrida marcada por batidas e abandonos

O GP da Austrália apresentou cenários completamente distintos neste domingo (2), durante a realização da terceira etapa da temporada 2023 na Fórmula 1, mas uma constante se manteve igual ao fim da corrida: vitória de Max Verstappen. Apesar de todo o caos vivido em Melbourne, o holandês da Red Bull se manteve livre de problemas e segurou a pressão da Mercedes para vencer pela segunda vez em três corridas no ano.

Após a disputa, Verstappen admitiu que não esperava tanta imprevisibilidade em Melbourne, já que perdeu a liderança ainda na largada e precisou tomá-la de Lewis Hamilton já após a primeira bandeira vermelha da corrida. Além disso, o bicampeão criticou as decisões da direção de prova durante a corrida australiana.

Relacionadas


“Tivemos uma largada muito ruim, e tive cuidado na curva 1 porque tinha muito a perder — e eles, muito a ganhar”, explicou Verstappen. “O ritmo do carro estava rápido, você logo pôde ver isso. Fiquei esperando o DRS abrir para ter uma chance de ultrapassar”, relatou o piloto.

“Com essas bandeiras vermelhas, eu não sei. Você pode dar a primeira, mas não entendo a segunda. Foi um pouco bagunçado”, admitiu. “Nós sobrevivemos a tudo, temos um bom ritmo no carro e vencemos, o que é o mais importante”, destacou.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Max Verstappen largou em primeiro e manteve a liderança ao fim do GP da Austrália (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Sobre a largada, Verstappen admitiu ter adotado uma postura mais conservadora. De acordo com o piloto, o início da corrida oferecia muito a perder para a Red Bull, enquanto estava claro que a Mercedes arriscaria tudo. George Russell conseguiu tomar a ponta logo na primeira curva, mas o bicampeão retomou a ponta após a primeira paralisação e não largou mais até o fim.

Deu tempo até para uma disputa com Lewis Hamilton, logo no começo da corrida, com o heptacampeão levando a melhor e tomando a segunda colocação. No entanto, Max saiu na bronca com o movimento e disse que o inglês “não seguiu as regras”.

“Do meu lado, tentei evitar o contato”, ressaltou. “As regras são um pouco complicadas em relação ao que você pode fazer quando está por fora, mas claramente isso não é seguido. Está tudo bem, e nós passamos por ele. É algo para se levar em consideração nas próximas corridas”, salientou.

Por fim, Max comentou sobre o único erro que cometeu ao longo da disputa, quando perdeu o controle do carro na penúltima curva e chegou a ir na grama. O holandês brincou com o equívoco e preferiu relativizar o fato, destacando a terceira vitória da Red Bull em três corridas no ano — e a primeira na Austrália desde 2011, com Sebastian Vettel.

“Eu acho que fiz um favor à cidade, cortando a grama naquele local”, brincou. “Eu travei um pouco [as rodas] e não quis deixá-la quadrada, então passei por fora e perdi um pouco da vantagem. No fim, nós vencemos, foi minha primeira vitória aqui. Já faz um tempo para a equipe [desde a última vitória na Austrália]”, finalizou.

A próxima etapa da Fórmula 1 está marcada para acontecer entre os dias 28 e 30 de abril, com o GP do Azerbaijão. A corrida, que será realizada em Baku, terá a primeira corrida sprint da temporada e cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.