Verstappen, Hamilton, Alonso e Russell escapam de punição na classificação do México

Os comissários da FIA entenderam que Max Verstappen, Fernando Alonso e George Russell, que ficaram estacionados na saída dos boxes e prenderam outros carros na classificação, agiram de forma melhor do que se tivessem tirado o pé no meio da pista. O trio ficou sem punições

A FIA absolveu Max Verstappen, Fernando Alonso e George Russell pelo infame incidente na saída dos boxes no Q1 da classificação da F1 no GP da Cidade do México. Neste sábado (28), os comissários entenderam que o trio não fez nada de errado e que evitou uma confusão maior em pista.

Lewis Hamilton, que estava sendo investigado por não tirar o pé em bandeira amarela causa pelo próprio Alonso, também saiu sem punição no grid, em resultado de investigação divulgado já na noite mexicana.

Nos casos de Verstappen, Alonso e Russell, que apareciam na frente do que parecia uma cena de saída de grande evento ou uma avenida muito movimentada de alguma capital, os comissários entenderam que os pilotos só evitaram uma confusão em pista, visto que agora precisam seguir um delta de tempo máximo de volta nos giros de desaceleração.

“Os comissários entendem os incidentes como resultado direto da regra do tempo máximo de voltas, evitando que os pilotos reduzam drasticamente durante as voltas. Consideramos que todos os pilotos estavam buscando espaços na pista para que isso não acontecesse, dando espaço para o carro da frente e que agiram de boa fé e com a segurança como prioridade”, escreveram os comissários da prova.

Hamilton e Verstappen foram poupados de punição no grid da Cidade do México (Foto: Mercedes)

A única punição dada na classificação do GP da Cidade do México foi para Logan Sargeant, que levou dez posições por desrespeitar bandeiras amarelas e fazer ultrapassagens quando Alonso rodou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Cidade do México de Fórmula 1. No domingo, a largada da corrida está marcada para as 17h (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO ainda exibe classificação e a corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporteatravés da GPTV — o início das transmissões se dá 15 minutos antes das atividades.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.