Verstappen, McLaren e Marc Márquez: Laureus divulga indicados ao prêmio de 2025

Max Verstappen concorre em Atleta do Ano pela quarta vez. Já a arrancada da McLaren mereceu menção em Equipe do Ano, enquanto o retorno triunfal de Marc Márquez com a Gresini, satélite da Ducati, também foi lembrado no Laureus 2025

O Prêmio Laureus divulgou nesta segunda-feira (3) a lista de indicados à edição de 2025. Considerado o ‘Oscar do Esporte’, a premiação contará mais uma vez com Max Verstappen na categoria Atleta do Ano, além do reconhecimento ao hexacampeão da MotoGP, Marc Márquez, pelo retorno às vitórias no ano passado com a Gresini.

Verstappen, que conquistou o tetra na Fórmula 1 mesmo com um carro que deixou de ser dominante ainda na primeira metade da temporada 2024, concorre contra o tenista Carlos Alcaraz, considerado uma das grandes revelações do esporte mundial; o sueco Mondo Duplantis, recordista mundial de salto com vara; o jovem nadador francês León Marchand, que conquistou quatro medalhas de ouro na Olimpíada de Paris; e o ciclista Tadej Pogačar.

É a quarta indicação consecutiva de Verstappen ao prêmio Atleta do Ano. Vencedor em 2022, perdeu em 2023 para Lionel Messi e no ano passado para Novak Djokovic. Em 2016, ele foi lembrado em Revelação do Ano, mas quem levou foi o golfista Jordan Spieth.

Ainda na F1, a arrancada impressionante da McLaren rumo ao título de Construtores a colocou entre as seis candidatas ao prêmio de Equipe do Ano. Ela divide a categoria com o time de basquete norte-americano Boston Celtics, o time de futebol feminino do Barcelona, o time de futebol masculino do Real Madrid, a seleção masculina de futebol da Espanha e a seleção masculina de basquete dos Estados Unidos.

O homem tá on: segunda vitória no fim de semana de Marc Márquez (Vídeo: MotoGP)

Outra figura imponente do esporte a motor lembrada na edição deste ano é Marc Márquez, em Retorno do Ano. Depois de uma sequência de graves acidentes e cirurgias que o afastaram do topo da MotoGP, o espanhol encerrou o casamento de mais de dez anos com a Honda e aceitou o recomeço na Gresini, satélite da Ducati, principal montadora do grid atual da classe rainha do Mundial de Motovelocidade. E a escolha o fez voltar ao degrau mais alto do pódio depois de um jejum de 1043 dias.

Agora, o curioso é que Marc terá a concorrência da brasileira Rebeca Andrade, medalha de ouro no solo da ginástica artística na Olimpíada de Paris, na categoria. Os outros atletas que disputam o título em Retorno do Ano são o nadador norte-americano Caeleb Dressel, a esquiadora suíça Lara Gut-Behrami, o jogador indiano de críquete Rishabh Pant e a nadadora australiana Ariarne Titmus.

Márquez também já foi indicado na categoria Atleta do Ano em duas ocasiões: em 2015, título que ficou com Djokovic, e em 2020, que coroou Lewis Hamilton.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GPTV alcança 2 milhões de espectadores e prepara novos formatos de exibição

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.