Verstappen vê Mercedes como principal rival em 2023 “se entender tudo que quer melhorar”
Max Verstappen ressaltou histórico recente de títulos da Mercedes e afirmou que equipe alemã será principal rival da Red Bull em 2023, caso consiga resolver altos e baixos com novo carro
Bicampeão mundial da Fórmula 1, Max Verstappen sabe o que é se sobressair na categoria de jeitos completamente diferentes. Em 2021, o primeiro título do holandês foi conquistado na última volta da última corrida, em uma decisão extremamente polêmica contra o britânico Lewis Hamilton. Na temporada seguinte, entretanto, um verdadeiro passeio da Red Bull trouxe o bi ao holandês, que venceu nada menos que 15 em 22 corridas. Em 2023, Max espera que a Mercedes volte a incomodar.
O holandês destacou os altos e baixos vividos pela equipe alemã em 2022, com um W13 que ficou muito aquém das expectativas no início do ano. A partir daí, o time de Toto Wolff correu contra o tempo para se acertar e até conseguiu vencer uma corrida, com George Russell triunfando pela primeira vez na F1 em São Paulo.
Relacionadas
“Acho que no fim do ano passado, às vezes parecia que eles [Mercedes] tinham se acertado, e às vezes não”, disse Verstappen. “Então, do meu lado, é difícil de dizer, porque eu não sou parte da equipe. Mas acho que vamos descobrir esse ano”, pontuou o bicampeão.
“Se eles entenderem completamente tudo que querem melhorar no carro, é claro, serão nossos principais rivais [em 2023]”, afirmou o holandês.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Sobre a Ferrari, que abriu 2022 como concorrente mais próxima da Red Bull — inclusive liderando o campeonato no início —, Verstappen enxerga uma situação diferente. Apesar da força da tradicional escuderia, o holandês destacou o histórico recente de títulos da Mercedes para justificar a preocupação com a concorrência.
“Acho que a Ferrari será forte — o quão forte, entretanto, é difícil de dizer”, analisou. “Mas a Mercedes mostrou, ao longo dos últimos anos, que é realmente forte. E eles têm um bom grupo de pessoas também”, salientou.
“Mas eu confio que meu pessoal em Milton Keynes conseguirá construir um carro muito forte, com um motor igualmente potente”, destacou. “Espero que tenhamos um conjunto forte contra eles novamente”, disse.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Por fim, o holandês evitou dar qualquer prognóstico da batalha pelo título em 2023. Em busca de sua terceira conquista consecutiva, o holandês destacou que o mais importante neste início de ano é produzir um carro competitivo. A partir daí, será possível pensar em bater as rivais.
“Nós trabalhamos duro como equipe para tentar garantir uma chance pelo título novamente, mas apenas o tempo dirá, certo?”, questionou Verstappen. “Eu nem estou pensando sobre isso no momento, porque o mais importante é focar em ter um carro competitivo. Se tivermos um carro competitivo, isso [briga pelo título] pode acontecer”, ressaltou.
“Mas é mais importante garantir que o carro esteja funcionando bem, que não tenha problemas e seja rápido no fim das contas”, finalizou.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!