Verstappen pode garantir título mesmo sem vencer no restante da F1 2022

Holandês da Red Bull já tem 80 pontos de vantagem para principal rival da temporada, Charles Leclerc - que não depende só de si para conquistar título

F1 2022: VERSTAPPEN BRILHA, MERCEDES MOSTRA FORÇA E FERRARI IMPLODE NA HUNGRIA | Briefing

A Ferrari foi uma tragédia no GP da Hungria de Fórmula 1, disputado no último domingo. Com suas estratégias erradas e demais trapalhadas, a escuderia italiana facilitou a vida de Max Verstappen – que largou em 10º no circuito de Hungaroring e, ainda assim, venceu a etapa. Mas não foi só na corrida que tudo ficou tranquilo para o atual campeão mundial – a situação está igualmente cômoda no Mundial de Pilotos.

Isso porque o holandês da Red Bull não precisa sequer vencer mais na temporada para se consagrar campeão. Você não leu errado: Verstappen pode garantir o título da F1 2022 mesmo sem triunfos no restante do ano.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Pegue a calculadora: faltam 9 corridas para o fim da temporada de 2022 da Fórmula 1. No pior cenário possível para Verstappen, vamos imaginar que o principal rival Charles Leclerc vença todas as etapas que faltam – e, ainda por cima, fazendo a volta mais rápida em cada uma delas.

Neste cenário, com 26 pontos em 9 disputas, Leclerc teria mais 234 pontos para a conta. Verstappen, se chegar em 2º em todas essas corridas, somaria 162: diferença de 72 pontos. Mas a distância atual entre os pilotos na tabela já está em 80.

Pintou o campeão? (Foto: AFP)

Não podemos nos esquecer da última corrida sprint prevista no calendário, em Interlagos. Se Leclerc vencer, soma mais 8 pontos. O único cenário de interesse para o monegasco seria em uma improvável falta de pontos de Verstappen neste contexto – só assim, na disputa hipotética que levantamos, que o piloto da Ferrari conseguiria sair campeão.

Fato é: Leclerc não depende só de si para vencer a F1 2022. E é necessário um milagre estatístico para que, neste cenário levantado, isso aconteça.

Fórmula 1 encerrou as atividades, no GP da Hungria, para as férias de verão. A categoria retorna somente daqui a quatro semanas, entre os dias 26 e 28 de agosto, em Spa-Francorchamps, com o GP da Bélgica.

FERRARI: ESPECIALISTA EM FRACASSO E DERROTA NA FÓRMULA 1 2022
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.