Verstappen é primeiro piloto a conseguir top-2 nas 10 primeiras corridas do ano na F1

Max Verstappen quebrou recorde que pertencia a Sebastian Vettel e Fernando Alonso e, com dez top-2 em dez corridas, alcançou o melhor início de temporada de um piloto na F1

Max Verstappen atingiu mais uma marca histórica na Fórmula 1 depois de vencer o GP da Inglaterra, realizado no último domingo (9). O bicampeão, que segue imparável em 2023, triunfou pela oitava vez no ano, abriu uma vantagem de 99 pontos para o segundo colocado Sergio Pérez e alcançou uma marca histórica na categoria. O holandês é o único piloto, em 73 anos de existência do esporte, a conseguir terminar as dez primeiras corridas da temporada no top-2.

A Red Bull segue implacável em 2023 e ainda não perdeu nenhuma corrida no ano. Verstappen, por sua vez, tem se aproveitado do bom equipamento e segue colocando seu nome na história da F1. Até agora, o holandês não esteve no lugar mais alto do pódio apenas nos GPs da Arábia Saudita e do Azerbaijão, em que viu Pérez levar a melhor. No entanto, nessas duas ocasiões, Max terminou em segundo.

Relacionadas


▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Max Verstappen cravou o que foi a 11ª vitória seguida da Red Bull na F1 (Foto: Red Bull Content Pool)

Com esse feito, Verstappen quebra o recorde de melhor início de temporada, que antes pertencia a Fernando Alonso [em 2006] e Sebastian Vettel [2011]. Na campanha que rendeu o segundo título mundial ao espanhol, Alonso venceu seis das dez primeiras corridas e terminou em segundo nas outras três. A sequência foi quebrada apenas no GP dos Estados Unidos, quando completou no quinto posto.

O início da campanha do bicampeonato de Vettel, por sua vez, foi similar à de Fernando. O alemão também conseguiu seis triunfos e três segundos lugares nas primeiras nove corridas, mas teve a sequência quebrada no GP da Alemanha daquele ano — quando terminou em quarto.

Ao longo da história, outros pilotos chegaram próximos à marca. Alain Prost, em 1988, teve dez top-2 nas primeiras onze corridas. A sequência, no entanto, foi quebrada durante o GP da Inglaterra, oitava etapa daquele ano, em que sequer chegou a ver a bandeira quadriculada.

Nigell Mansell, em 1992, também chegou perto do feito de Verstappen e poderia ter terminado no top-2 nas dez primeiras corridas, mas abandonou no GP do Canadá, sétima etapa da temporada.

Por último, Michael Schumacher também bateu na trave em 2001, 2002 e 2004. Na primeira, o feito não aconteceu por um abandono no GP de San Marino, quarta prova do ano. Em 2002, o alemão terminou todas as corridas no pódio, mas ficou em terceiro na Malásia. Por fim, em 2004, o heptacampeão venceu 12 das 13 primeiras corridas do ano, mas abandonou no GP de Mônaco, na sexta rodada, e quebrou a sequência.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.