Verstappen repete Senna e leva Honda à vitória no GP dos EUA depois de 30 anos na F1

O GP dos EUA de Fórmula 1 do último fim de semana rendeu marcas importantes. A prova marcou a conquista do 200º pódio para a Red Bull, enquanto a Honda voltou a vencer nos EUA desde Ayrton Senna em Phoenix, em 1991

F1: VERSTAPPEN SEGURA HAMILTON NO BRAÇO, VENCE NOS EUA E DÁ PASSO PARA TÍTULO | Paddock GP 262

Em um ano muito especial, não só porque vai marcar o fim de mais um ciclo na Fórmula 1, mas principalmente porque é a primeira temporada desde o regresso ao Mundial em que luta verdadeiramente pelo título, a Honda tem colecionado vitórias ao lado da Red Bull em 2021. E a montadora japonesa chegou a mais um feito. Pela primeira vez em 30 anos, a Honda venceu um GP dos EUA. A última vez foi com Ayrton Senna pela McLaren nas ruas de Phoenix, no Arizona.

Naquela ocasião, Senna, com a McLaren-Honda MP4/6, largou na pole depois de enfiar 1s121 de vantagem para seu grande rival, Alain Prost, então na Ferrari, nas sessões classificatórias. Na corrida, o brasileiro não deu chances a ninguém e venceu de forma tranquila, de ponta a ponta.

ANÁLISE
+Como Red Bull enganou e deixou Mercedes de mãos atadas no GP dos EUA de Fórmula 1

MAX VERSTAPPEN; SERGIO PÉREZ; GP DOS EUA; FÓRMULA 1; PÓDIO;
O fim de semana nos EUA foi de marcas históricas para Red Bull e Honda (Foto: Jared C. Tilton/Getty Images/Red Bull Content Pool)

LEIA TAMBÉM
+OPINIÃO GP: Verstappen golpeia forte Hamilton e dá passo importante rumo ao título
+ANÁLISE: A Mercedes prova do seu próprio veneno contra a Red Bull
+Resultado e a classificação da Fórmula 1 depois do GP dos Estados Unidos

A vitória deste fim de semana em Austin também rendeu à Honda seu 87º triunfo como fornecedora de motor. A conquista foi igualmente histórica para a Red Bull, que alcançou um número cheio e duplamente centenário no GP dos EUA. A escuderia tetracampeã do mundo chegou à marca de 200 pódios conquistados na Fórmula 1.

Tetracampeão mundial entre 2010 e 2013, Sebastian Vettel é o piloto que tem o maior número de pódios pela Red Bull: 65. Mas Verstappen está cada vez mais perto de superar os números do alemão, ao menos na conquista de top-3 na F1 pela equipe de Milton Keynes.

O terceiro com mais pódios pela Red Bull é Mark Webber, outro piloto que aproveitou bem os anos de ouro da equipe no começo da década passada, enquanto Daniel Ricciardo tem 29 troféus. O quinto colocado desta lista é justamente Sergio Pérez, que chegou ao seu quarto pódio com a Red Bull e sacramentou o número de 200 top-3 da equipe na F1.

Verstappen também é, de longe, o piloto não-Mercedes com mais vitórias em uma temporada na era híbrida de motores desde 2014. Com o triunfo em Austin, o holandês chegou a oito conquistas neste ano, contra cinco de Lewis Hamilton. Ainda venceram neste campeonato Sergio Pérez, Esteban Ocon, Daniel Ricciardo e Valtteri Bottas, todos com um triunfo cada.

A última vez que um piloto venceu tantas corridas e não levou o título foi justamente Hamilton, que em 2016 venceu dez vezes, mas não conseguiu evitar que Nico Rosberg fosse o campeão, mesmo o alemão tendo uma vitória a menos que o ex-rival.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.