Verstappen dá troco em Leclerc e conquista pole da corrida sprint do GP dos EUA de F1

Numa classificação versão de bolso, Max Verstappen deu o troco para cima de Charles Leclerc e conquistou o direito de largar na frente na sprint em Austin

Apesar de ser a segunda atividade seguida de formação do grid de largada, a classificação sprint do GP dos Estados Unidos, neste sábado (21), teve lá suas diferenças para aquela do dia anterior. Na frente e atrás do grid de largada da Fórmula 1, a ordem de forças mudou um tanto. Mas, no fim das contas, a briga pela pole voltou a contar com Max Verstappen e Charles Leclerc. Desta vez, Verstappen levou a melhor.

Verstappen até criou uma preocupação para ele próprio com uma rodada completamente sozinho, na curva nove, durante os minutos finais da segunda parte da classificação. Mas reagiu bem assim mesmo e voltou a se impor para cima dos rivais na parte decisiva.

Relacionadas


Leclerc foi o segundo mais rápido por toda a atividade e confirmou que tal desempenho merecia a segunda colocação. Vai largar na primeira fila da corrida sprint após virar somente 0s055 atrás do campeão.

Lewis Hamilton conseguiu se alçar à terceira colocação, seguido por Lando Norris, Oscar Piastri, Carlos Sainz, Sergio Pérez, George Russell, Alexander Albon e Pierre Gasly no top-10.

A maior diferença no grid foi a de Albon, que saiu no Q1 na sexta-feira e conseguiu avançar até o SQ3 no sábado, ainda que o companheiro, Logan Sargeant, tenha ficado com a última colocação. A Aston Martin melhorou um pouco a sorte dela, sem eliminações no SQ1 desta feita. Mas também não avançou até o final.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1. Logo mais, a corrida curta larga às 19h (de Brasília, GMT-3). Já no domingo, a corrida oficial larga às 16h. O GRANDE PRÊMIO ainda exibe classificação, corrida curta e a corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporteatravés da GPTV — o início das transmissões se dá 15 minutos antes das atividades.

Max Verstappen agora fechou na frente (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira como foi a classificação sprint:

O começo da sessão, realizada horas mais cedo que a classificação oficial, da sexta-feira, apresentava clima de bem menos calor: 31°C em comparação aos quase 36°C de ontem. E menos tempo a perder, uma hora que era uma formação de grid a jato, como sempre são as do formato sprint, encurtada pela metade.

A grande notícia da manhã era relacionada ao GP de São Paulo: a popstar Ludmilla foi anunciada como a responsável por cantar o Hino Nacional em Interlagos no domingo da corrida brasileira.

Ludmilla vai cantar o Hino Nacional no GP de São Paulo (Foto: reprodução/Twitter)

SQ1 – Verstappen bate Leclerc por 0s002, enquanto Alonso se salva

Fila montada no pit-lane e carros na pista tão logo a luz verde apareceu. Os pneus médios bem vestido para todos e relógio acionado. Lewis Hamilton foi quem ficou com a primeira colocação após os primeiros velozes.

Nico Hülkenberg vinha na cola. O alemão começou o fim de semana andando bem e tinha o tempo para avançar ao Q2 na sexta, mas teve a volta cancelada por limites da pista e acabou eliminado no Q1.

Mas, claro, conforme mais gente andava, a tabela mudava bastante. Charles Leclerc e Carlos Sainz deixaram Hamilton para trás, e, quando passou, Max Verstappen assumiu a dianteira. Como Hülkenberg, Verstappen também foi traído pelos limites da pista e perdeu a volta que teria sido da pole para ficar na sexta posição. Leclerc ficou com a dianteira.

Desta feita, porém, a diferença entre Verstappen e Leclerc era de míseros 0s002.

Após o sofrimento dramático da Aston Martin na sexta-feira, a situação continuava complicada. Com muita dificuldade sobretudo nas curvas de baixa velocidade, os dois pilotos continuavam nos últimos lugares. Fernando Alonso tirou o possível para ficar no 15º posto após a rodada completa de voltas rápidas.

Após o último giro de voltas rápidas, os primeiros colocados nem sequer insistiram. Ficaram na mesma formação, com Verstappen na frente de Leclerc. Alexander Albon foi o terceiro, com Sainz, George Russell e Sergio Pérez logo atrás. Alonso achou um voltaço para ir a sétimo, com Esteban Ocon, Hamilton e Lando Norris fechando o top-10.

Na zona de eliminação, Hülkenberg voltou a fazer o 16º lugar e ser eliminado. Kevin Magnussen foi junto dele, com Valtteri Bottas, Yuki Tsunoda e Logan Sargeant também fora, nesta sexta ordem. Somente Nico e Logan repetiram as eliminações do Q1 da sexta-feira. Tsunoda, contudo, saiu irritadíssimo no rádio após acusar Russell de bloqueá-lo na volta final.

Daniel Ricciardo escapou em 15º, marcando a primeira vez no fim de semana em que andava na frente do companheiro. Oscar Piastri foi somente 14º com a McLaren, e isso até com uma segunda volta rápida de tentativa.

Daniel Ricciardo avançou para o SQ2 (Foto: Red Bull)

SQ2 – Verstappen repete ponta, mas roda sozinho e causa preocupação

Antes do começo da segunda parte da classificação sprint, mais um rádio apareceu reclamando do outro piloto da mesma equipe. Leclerc foi até além de Tsunoda e pediu punição ao “Sr. Russell” por bloqueio na volta rápida.

A primeira rodada de voltas rápidas do SQ2 mostrou Verstappen na frente dos demais com o tempo de 1min35s181 contra 1min35s386 de Leclerc. Sainz aparecia em terceiro. Mas o miolo da formação de grid tinha muita gente esperando os minutos finais para fazer apenas uma única volta. Foi o caso de Hamilton, Alonso, Ricciardo, Gasly e Albon.

Antes dos momentos finais, Verstappen rodou sozinho ao perder a traseira da Red Bull na curva nove. Na repetição, deu para notar que o tricampeão tocou a zebra um pouco além da conta. Mesmo assim, não houve contato com muros.

Última chance para voltas rápidas e, assim como mais cedo, nada mudou nas primeiras posições. Verstappen, Leclerc e Sainz foram os três líderes, com Norris, Pérez, Piastri, Gasly, Russell, Hamilton e Albon ainda classificados.

Ricciardo foi o 11º e abriu a lista de eliminados, que contou ainda com Alonso, Ocon, Stroll e Zhou. Stroll ainda teve um momento de quase perder o carro na tentativa derradeira. A Aston Martin até evoluiu, mas novamente ficou fora do Q3.

Erro de Max Verstappen durante o SQ2 da F1 nos Estados Unidos (Vídeo: Reprodução/F1 TV)

SQ3 – Preocupação que nada! Verstappen voa de novo e supera rivais

Somente com cinco minutos pela frente no relógio é que os carros foram saindo para a pista de Austin. E, logo de cara, Verstappen. O campeão garantiu o tempo dele na dianteira ao anotar 1min34s538.

Norris foi bem, mas ficou 0s1 atrás. A hora da verdade se aproximava, porque Leclerc abria a volta dele. O monegasco melhorou o segundo setor, mas ficou 0s055 atrás de Max.

Pole sprint para Verstappen, seguido por Leclerc, Hamilton, Norris, Piastri e Sainz. As McLaren ainda superaram o outro piloto da Ferrari. Pérez, Russell, Albon e Gasly encerraram a primeira metade do grid.

*Cerca de uma hora e meia após o fim da classificação, Russell foi punido por bloquear Leclerc e perdeu três posições do grid de largada. Com isso, foi para a 11ª posição, enquanto Albon, Gasly e Ricciardo subiram, respectivamente, para oitavo, nono e décimo.

F1 2023, GP dos Estados Unidos, Grid de largada da corrida sprint:

1M VERSTAPPENRed Bull Honda 1:34.538 
2C LECLERCFerrari 1:34.593+0.055
3L HAMILTONMercedes 1:34.607+0.069
4L NORRISMcLaren Mercedes 1:34.639+0.101
5O PIASTRIMcLaren Mercedes 1:34.894+0.356
6C SAINZFerrari 1:34.939+0.401
7S PÉREZRed Bull Honda 1:35.041+0.503
8A ALBONWilliams Mercedes 1:35.366+0.828
9P GASLYAlpine 1:35.897+1.359
10D RICCIARDOAlphaTauri Honda 1:35.978+1.440
11G RUSSELLMercedesP+31:35.199+0.661
12F ALONSOAston Martin Mercedes 1:36.087+1.549
13E OCONAlpine 1:36.137+1.599
14L STROLLAston Martin Mercedes 1:36.181+1.643
15G ZHOUAlfa Romeo Ferrari 1:36.182+1.644
16N HÜLKENBERGHaas Ferrari 1:36.749+2.211
17K MAGNUSSENHaas Ferrari 1:36.922+2.384
18V BOTTASAlfa Romeo Ferrari 1:36.922+2.384
19Y TSUNODAAlphaTauri Honda 1:36.945+2.407
20L SARGEANTWilliams Mercedes 1:37.186+2.648

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.