Menos de 48 horas depois do incrível GP de São Paulo, a Fórmula 1 fez emergir, nesta manhã de terça-feira (16), imagens da câmera onboard que mostra a parte dianteira do carro de Max Verstappen e trouxe uma nova perspectiva da disputa pela liderança com Lewis Hamilton na volta 48 da corrida do último domingo em Interlagos.
Esta é justamente a imagem da câmera onboard que a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) não conseguiu obter para analisar um eventual dolo de Verstappen em disputa por posição com Hamilton.
Segundo Michael Masi, diretor de provas da FIA para a Fórmula 1, as imagens só seriam analisadas quando fossem disponibilizadas pelos detentores dos direitos de transmissão. “A câmera frontal, a de 360°, todos os ângulos de câmeras que não pegamos ao vivo serão baixadas e vamos analisá-las após a corrida”, disse.
LEIA TAMBÉM
+OPINIÃO GP: Hamilton traduz amor ao Brasil com recital em Interlagos que traz alma à F1
+FIA decidiu sobre incidente de Hamilton e Verstappen sem câmera frontal da Red Bull
As imagens mostram que Verstappen espalhou o carro na curva da Descida do Lago para não dar alternativas a Hamilton, que saiu dos limites de pista, assim como o próprio piloto holandês. Dez voltas depois, Lewis fez a ultrapassagem definitiva e caminhou para uma vitória épica em Interlagos.
O incidente foi anotado pelos comissários de prova, mas nenhum dos pilotos envolvido foi punido. O que provocou a fúria de Toto Wolff, chefe da Mercedes, que protagonizou cena que já entrou para a história da temporada ao esbravejar contra a decisão da FIA.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Segundo Michael Masi, a decisão sobre não punir ninguém se baseia na premissa de deixar os pilotos correrem. “Você julga o incidente em seus méritos e faz uma visão geral dele. E não vamos esquecer, nós temos o princípio de “deixá-los correr”, e olhando como um todo, por todos os ângulos que tínhamos disponíveis, foi a mentalidade que adotamos”, disse.
O diretor de provas revelou que pensou em dar uma advertência a Verstappen pelo incidente devido à sua conduta antidesportiva, mas mudou de ideia. Algumas voltas depois, holandês acabou recebendo a advertência por balançar na frente de Hamilton em alta velocidade.
“Certamente me veio à mente, mas então olhei mais algumas vezes e não achei que fosse uma clara bandeira preta e branca para Max, para ser honesto”, encerrou.