Tal como Valtteri Bottas, na terça-feira, a Mercedes liderou o segundo e último dia de testes da Fórmula 1 em Barcelona, nesta quarta (15). A surpresa, porém, foi o nome que ocupou o primeiro posto na tabela de tempos: Nikita Mazepin, que disputa a F2 pela ART e fez sua estreia pela atual pentacampeã.
O russo de 20 anos anotou 1min15s775 na sessão vespertina, utilizando pneus C5. Ele conquistou a marca em uma boa sequência nas duas horas finais de testes, quando anotou por quatro vezes o melhor tempo, sempre cravando recordes nos dois primeiros setores da pista.
Nos minutos finais, Alexander Albon roubou a segunda posição em "batalha" contra Antonio Fuoco. O piloto da Toro Rosso 1min17s079 e foi o único a ficar abaixo de 1s5 do líder. Fuoco, com a Ferrari, fez 1min17s284.
Testando os pneus que a Pirelli prepara para 2020, Charles Leclerc aproveitou a parte da tarde para anotar o quarto melhor tempo. O monegasco, primeiro a ultrapassar 100 voltas no dia, ficou com 1min17s349, e assim terminou à frente de quem substituiu na Ferrari em 2019: Kimi Räikkönen, que também melhorou sua marca na segunda sessão e ficou em quinto, com 1min17s393. Kevin Magnussen, líder da manhã, terminou apenas em sétimo com a Haas. O dinamarquês não conseguiu baixar seu 1min18s101 da parte matutina.
A tarde também teve a estreia de Sérgio Sette Câmara em um carro da F1. Mas o dia do brasileiro, apesar da expectativa, não foi bom: após apenas 19 voltas, sua McLaren parou na curva 10 da pista de Barcelona e foi recolhida. Após cerca de 30 minutos, a equipe anunciou que o carro não voltaria à pista, apesaer de não detalhar o problema. O brasileiro ficou com o pior tempo do dia, desta forma, no 13° lugar.
Confira como foi o segundo dia de testes em Barcelona:
A manhã em Barcelona começou com sete dos oito novatos escalados para o dia na pista: Mazepin, Jack Aitken, Nicholas Latifi, Antonio Fuoco, Nick Yelloly, Oliver Turvey e Dan Ticktum. Apenas Sette Câmara foi escalado só para a tarde. Dentre eles, Fuoco foi o melhor cedo, com a Ferrari, ficando em segundo.
Se foram 12 à pista, isso significou cinco pilotos titulares na temporada 2019 testando. Magnussen foi o líder, com Albon, Räikkönen e Leclerc fechando o top-5. Apenas Lance Stroll ficou para trás, em 12°.
Três bandeiras vermelhas paralisaram a sessão pela manhã: A primeira foi de Dan Ticktum, que viu sua Red Bull parar na curva 10. Pouco depois foi a vez de Nicholas Latifi, que ficou parado na saída do pit-lane com sua Williams. Por fim, Nikita Mazepin foi o único que escapou da pista, na curva 11, mas sem bater no muro. Esta última paralisação encerrou o treino.
Pela tarde, quem começou brilhando foi Leclerc, que ficou bastante tempo na pista no começo da sessão. Ele ultrapassou Magnussen logo e se colocou no topo. Räikkönen se aproximou, mas não o bastante para passar o ferrarista. Enquanto isso, Mazepin começava a se destacar, anotando as melhores marcas do dia nos dois primeiros setores, mas perdendo tempo no último.
Quando acertou, porém, o piloto da Mercedes não deixou mais a liderança, chegando a baixar outras três vezes seu tempo.
Na parte do meio da tabela, destaque para Latifi, que com 1min18s915 baixou em meio segundo os tempos de George Russell e Robert Kubica, pela mesma Williams, nos treinos de classificação para o GP da Espanha do último domingo (12). Outro que subiu bastante na tabela foi Yelloly, de 12° para oitavo, além de Aitken, que pulou para sexto nos últimos instantes.
Sette Câmara, por sua vez, teve sua esperada estreia em um carro de F1. Ainda sem o ritmo dos rivais, anotou 1min21s565 como melhor volta dentre os 18 giros que deu. O problema é que, no 19°, a McLaren falhou e parou na pista. Fim de treino para o brasileiro.
Albon e Fuoco foram os últimos a anotarem tempos velozes e subirem na tabela, pouco antes do treino ser encerrado por bandeira vermelha causada pelo próprio tailandês.
F1 2019, Barcelona, Testes coletivos, dia 2:
1 | N MAZEPIN | Mercedes | 1:15.715 | 128 | |
2 | A ALBON | Toro Rosso Honda | 1:17.079 | +1.304 | 109 |
3 | A FUOCO | Ferrari | 1:17.284 | +1.509 | 120 |
4 | C LECLERC | Ferrari | 1:17.349 | +1.574 | 127 |
5 | K RÄIKKÖNEN | Alfa Romeo | 1:17.393 | +1.618 | 110 |
6 | J AITKEN | Renault | 1:17.621 | +1.846 | 75 |
7 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:18.113 | +18.113 | 105 |
8 | N YELLOLY | Racing Point Mercedes | 1:18.212 | +2.437 | 83 |
9 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:18.915 | +3.140 | 59 |
10 | D TICKTUM | Red Bull Honda | 1:19.458 | +3.683 | 79 |
11 | O TURVEY | McLaren Renault | 1:20.712 | +4.937 | 52 |
12 | L STROLL | Racing Point Mercedes | 1:20.745 | +4.970 | 119 |
13 | S SETTE CÂMARA | McLaren Renault | 1:21.565 | +5.790 | 19 |
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo
O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante. Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível. |