McLaren admite que motor Mercedes torna carro de 2021 “essencialmente novo”

A adaptação ao motor Mercedes fez a McLaren praticamente construir um novo carro na temporada 2021. Piers Thynne, diretor de montagem da equipe, deu detalhes das mudanças

A temporada 2021 da Fórmula 1 ficará marcada por poucas mudanças dos carros em comparação com 2020, por motivos de corte de custos. Apenas pequenas mudanças aerodinâmicas, como no assoalho, serão aplicadas pelas equipes. Porém, mudança de motor na McLaren provoca alterações drásticas.

Em entrevista ao site Motorsport Week, o diretor de produção Piers Thynne detalhou como a mudança do motor Renault para o Mercedes cria praticamente um conceito novo de carro para a McLaren em 2021. O time de Woking retoma a parceria com a montadora alemã, que foi a fornecedora entre 1995 e 2014.

“Considerando que todas as outras equipes vão utilizar o carro do ano passado, nossa mudança para o motor Mercedes significa que não é o nosso caso. Isso gerou uma grande quantidade de mudanças e, essencialmente, estamos construindo um novo carro”, comentou Thynne.

MCLAREN; MCL35M; 2021; FÓRMULA 1; FÓRMULA 1 2021;
O novo carro da McLaren vai ser empurrado pelo motor Mercedes (Foto: McLaren)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A FIA deu autorização para a mudança de conceito na McLaren, que trabalha durante o período sem corridas na mesma intensidade de temporadas comuns, não afetadas pela pandemia de Covid-19.

“O número de novas peças no MCL35M é quase o mesmo de quando construímos o MCL35. A parte traseira do chassi e a caixa de câmbio ao redor do motor mudaram significativamente para se adaptar ao novo motor”, seguiu.

“Mudar a unidade de potência muda muito a arquitetura do carro e a maneira como tudo é embalado. Então, todo o layout de refrigeração e tubulação, seja para fluido ou ar, mudou, junto com todos os chicotes elétricos e caixas de controle”, completou.

A temporada 2021 da Fórmula 1 tem início no dia 28 de março com o GP do Bahrein. A dupla da McLaren será formada por Lando Norris e Daniel Ricciardo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.