McLaren afirma que falta de pódio em Abu Dhabi “não tira brilho de temporada incrível”
Andrea Stella afirma que trabalho árduo foi o que mudou a perspectiva da temporada para McLaren e espera forte desempenho no futuro
A temporada da McLaren começou com a equipe tendo o pior carro do grid. Mas, durante o ano, as atualizações surtiram efeito e o time começou a brigar por pódios e até por vitórias em alguns momentos. Ao final do GP de Abu Dhabi, realizado neste domingo (26), Andrea Stella, chefe de equipe, refletiu sobre a jornada que ficou marcada por reviravoltas.
Na prova emiradense, Lando Norris e Oscar Piastri, cruzaram a linha de chegada em quinto e sexto, respectivamente. Embora tenha saído da etapa derradeira de 2023 sem um pódio, o dirigente afirmou que o desempenho consistente ao longo do ano representa uma boa base para as ambições da equipe.
“Teríamos gostado de terminar no pódio na última corrida da temporada, mas hoje simplesmente não tivemos velocidade suficiente. Isso não tira o brilho de uma campanha incrível. Foi uma reviravolta surpreendente possibilitada pelo trabalho árduo de todos”, exaltou Stella.
Um destaque para a McLaren em 2023 foi também o recorde de pit stop mais rápido da história da Fórmula 1. Ao falar sobre o papel crucial de todos os envolvidos nessas conquistas, Stella reconheceu o esforço do time.
“Tudo isso foi possível pelo trabalho, comprometimento e talento dos homens e mulheres na McLaren e nossos colegas na Mercedes HPP. Estou muito orgulhoso e agradecido a todos os membros da equipe, patrocinadores, fãs e parceiros que tem nos apoiado tanto e tão entusiasmadamente. Estamos nesta jornada juntos e ansiosos pela próxima fase”, disse o italiano.
A McLaren encerrou a temporada em quarto lugar no campeonato, com 302 pontos, feito alimentado por nove pódios ao longo do ano. Além disso, conquistou uma vitória na corrida sprint no Catar e chegou mais três vezes entre as primeiras posições nas provas curtas.
“Este é um alicerce forte para o futuro, e mal podemos esperar para confirmar isso na próxima temporada”, concluiu o dirigente.
A Fórmula 1 tem mais uma obrigação a cumprir em 2023: os testes de pós-temporada, marcados para a mesma pista de Abu Dhabi, no dia 28 de novembro. Depois disso, pensa no ano que vem. A temporada 2024 está marcada para começar no fim de semana de 2 de março, com o GP do Bahrein.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!