McLaren apresenta pintura provisória e vem com carro todo preto nos testes em Jerez, revela jornal

O jornal ‘Marca’ e a revista ‘Autosprint’ divulgaram nesta terça-feira (27) pequenos detalhes dos novos carros de McLaren e Ferrari, respectivamente, para a temporada 2015 da F1. Enquanto o modelo italiano tem linhas mais conservadoras, o carro inglês terá o preto como cor predominante, ao menos nos primeiros em Jerez

Às vésperas dos lançamentos das duas equipes mais tradicionais da F1, dois veículos de comunicação europeus trouxeram informações interessantes nesta terça-feira (27). A revista italiana 'Autosprint' fez circular nas redes sociais a capa de sua mais recente edição, e nela há um desenho do que pode ser a frente do carro da Ferrari, já batizada de S F15T. O jornal 'Marca' retratou o McLaren MP4-30, "o cavalheiro escuro", sugerindo que o carro novo será apresentado com uma pintura preta.

Prometendo explicar todos os segredos da nova criação ferrarista, a publicação italiana ainda listou seis pontos fundamentais do projeto. Na imagem da capa, em aparece somente a parte dianteira, é possível notar uma mudança acentuada no bico do carro, agora bem mais baixo do que o anterior, obedecendo, assim, aos novos regulamentos. E sem grandes excentricidades. As linhas também estão mais conservadoras, do pouco que se pode observar.

Ferrari SF15-T estampa capa da Autosprint (Imagem: Reprodução)

O lançamento italiano, que será realizado via internet, está marcado para 30 de janeiro, dois dias antes do início da pré-temporada, que viverá uma primeira bateria de testes na pista de Jerez de la Frontera, em Barcelona.

O carro é o primeiro sob a supervisão total do diretor-técnico James Alisson e é fruto de uma gigantesca reestruturação técnica pela qual atravessou a esquadra vermelha nos últimos meses. Aliado a isso, a equipe também trouxe a estrela Sebastian Vettel, que formará dupla com Kimi Räikkönen. O alemão substitui Fernando Alonso.

Pelos lados de Woking

McLaren (Imagem: Reprodução)

Diante da expectativa dos fãs em ver a McLaren nova besuntada em vermelho e branco para relembrar a época áurea de Ayrton Senna e Alain Prost, a reportagem do 'Marca' acaba por remeter os tempos da década passada, quando a Honda era parceira da BAR. Nos testes de pré-temporada de 2004, a equipe que tentava brigar com a Ferrari foi à pista com uma linda combinação preta e prata. Apesar de ter caído no gosto do público, o modelo da BAR tinha como base justamente o vermelho e o branco durante aquele campeonato.

Takuma Sato guiou o BAR Honda 006 em Barcelona nos testes de 2004. A McLaren pode fazer o mesmo (Foto: Getty Images)

Assim como a Ferrari, a McLaren também passou por mudanças decisivas. Fechou com a Honda para fornecer o motor V6 turbo e assinou um contrato de peso com Alonso, que terá o experiente Jenson Button do outro lado da garagem. Além disso, a criação do novo modelo também vem pelas mãos do projetista Peter Prodromou, ex-braço direito do gênio da Red Bull, Adrian Newey.

A equipe inglesa apresenta o MP4-30 no dia 29 de janeiro.

LANÇAMENTOS 2015  
Mercedes 1/2 Jerez  
Red Bull A confirmar A confirmar  
Williams 21/1 online Texto e fotos
Ferrari 30/1 online  
McLaren 29/1 Woking  
Force India 21/1* Cidade do México Texto e fotos
Toro Rosso 31/1 Jerez  
Lotus A confirmar A confirmar  
Sauber A confirmar A confirmar  

*apresentação da equipe

GÊNIO
Não, ele não é e nem quer ser visto como o “gênio” Bernie Ecclestone da F-E. Mas não deixa de ser impressionante que, a partir do momento em que o campeonato dos carros elétricos foi pensado, há dois anos, Alejandro Agag tenha sido tão bem sucedido a ponto de ver o público mais empolgado com suas corridas de que as da principal categoria do mundo. E o espanhol tem suas diferenças ideológicas. Mais adaptado aos tempos modernos, vê na internet a grande base de seus fãs.
 
A F-E é uma realidade. Ainda que os fãs tenham de se acostumar melhor com o barulho dos carros, as corridas empolgam – as de Punta del Este e Buenos Aires foram de se aplaudir. E ainda sem estar na metade da temporada, Agag já pensa na próxima. Quer pelo menos outras três montadoras no meio – e a Red Bull anda pousando por perto. Também estuda correr à noite. E não vai sossegar enquanto não trouxer seu grupo para o Brasil.
 
A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA

Dias antes de apresentar ao mundo o MP4/30, carro com que vai disputar a temporada 2015 da F1, a McLaren divulgou nesta terça-feira (27) a primeira imagem de Fernando Alonso com o uniforme branco de Woking. O asturiano volta ao time neste ano, depois de encerrar uma passagem de cinco anos pela Ferrari.

Esta, aliás, não é a primeira vez que Alonso veste as cores de Woking. O bicampeão da F1 correu com a escuderia britânica em 2007, quando foi companheiro de Lewis Hamilton.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

PLANO B DO B
A Mercedes ainda não renovou o contrato com Lewis Hamilton, mas trabalha para finalizar o novo vínculo muito em breve, e isso não é segredo. O atual acordo do bicampeão com a equipe alemã se encerra no fim desta temporada, mas o time disse possuir alternativas caso as negociações falhem. E Fernando Alonso surge como opção, mas não como prioridade, garantiu Toto Wolff, o chefão da esquadra prata.
 
O austríaco afirmou que ainda não sentou com Hamilton para discutir os pontos de um novo contrato. Para Wolff, Lewis e o companheiro Nico Rosberg formam a melhor e a mais forte dupla do grid e que não vai abrir mão facilmente do britânico.
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.