McLaren assume “alguma culpa” por atuação de Vandoorne e avisa: “Não queremos replicar erro”

Diretor-executivo da McLaren, Zak Brown assumiu “alguma responsabilidade” pela passagem de Stoffel Vandoorne pelo time não ter saído como esperado. Dirigente falou em identificar o erro para evitar uma repetição

Diretor-executivo da McLaren, Zak Brown quer entender o que deu errado com Stoffel Vandoorne para evitar repetir o mesmo erro. O dirigente assumiu parte da responsabilidade pela performance do #2 ter deixado a desejar.
 
Apontado como um grande talento nas categorias de base, Vandoorne teve dois anos apagados na McLaren, tendo como melhores resultados dois sétimos lugares — nos GPs de Singapura e da Malásia de 2017.
 
Para o próximo ano, porém, a McLaren aparece totalmente repaginada, com Fernando Alonso e Vandoorne dando lugar a Lando Norris e Carlos Sainz Jr.
Zak Brown assumiu parte da responsabilidade por atuação abaixo do esperado de Vandoorne (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
No entender de Brown, a McLaren tem sua parcela de culpa na falha do projeto com Vandoorne e, por isso, precisa identificar o erro.
 
“Alguém como Stoffel é um piloto de corridas extremamente bom e, por qualquer que seja a razão, não funcionou”, disse Brown. “Nós assumimos alguma responsabilidade por isso e eu quero entender o motivo deste piloto tinha tamanho pedigree, mas não deu certo. E nós não queremos replicar uma coisa na qual podemos ter errado ou contribuído para a falta de sucesso”, seguiu.
 
Ainda, Brown apostou em Gil de Ferran como alguém capaz de conduzir a reestruturação do time, criando um ambiente de trabalho ideal para Norris e Sainz.
 
“Uma coisa que reconhecemos é que acho que a gente precisa de pilotos adicionais na família McLaren”, ponderou. “Quando você olha para o pedigree do Gil, antes de mais nada como piloto, aí como dono de equipe na Indy, aí como proprietário na sportscar, ele tem um entendimento sólido por ter vencido campeonatos com Roger Penske de como é o sucesso em muitos aspectos da garagem, incluindo sentar no cockpit”, considerou.
 
“Uma das primeiras responsabilidades de Gil é garantir que todo mundo se encaixe, inclusive o piloto. Então ele vai passar um tempo com Lando e Carlos para garantir que daremos a eles o melhor ambiente para trabalhar”, completou.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.