McLaren prega cautela na briga pelo Mundial de Construtores: “Pontos podem evaporar”

Mesmo liderando o Mundial de Construtores na reta final da temporada, Zak Brown, CEO da McLaren, se recusa a dizer que o campeonato de 2024 já está decidido

A McLaren está vivendo grande fase na Fórmula 1. Com cinco vitórias conquistadas até agora e com o melhor carro do grid, a equipe papaia lidera o Mundial de Construtores com 36 pontos de vantagem faltando três corridas do fim da temporada. Ainda assim, o CEO Zak Brown não quer cantar vitória cedo demais e disse que o time precisa encarar uma etapa de cada vez. Afinal, as coisas podem mudar rapidamente no esporte.

Quando a temporada 2024 teve início no Bahrein, a McLaren não imaginava que seria capaz de se colocar na briga por vitórias e pelo título. Em contrapartida, Max Verstappen e a Red Bull começaram o ano de forma avassaladora e venceram sete das primeiras dez etapas do certame.

O jogo começou a pender para o lado da McLaren a partir do GP de Miami, quando a equipe papaia desenvolveu atualizações que permitiram o MCL38 lutar pela vitória de forma constante. No entanto, foi apenas após o GP do Azerbaijão que os britânicos assumiram a ponta do Mundial de Construtores.

Em meio ao período difícil da Red Bull, que além de ter problemas com o carro vê Sergio Pérez sofrer com o desempenho desde a etapa em Ímola, a McLaren construiu uma vantagem na liderança do campeonato de equipes. Hoje, a maior ameaça é a Ferrari, segunda colocada e que tem uma desvantagem de 36 pontos.

A McLaren lidera o Mundiald e Construtores da F1 (Foto: McLaren)

Ainda que a McLaren esteja em um bom momento, e muitas pessoas já consideram os britânicos como vencedores, Brown prefere ser cauteloso na abordagem das corridas.

“36 pontos na liderança podem evaporar em um fim de semana de corrida e você tem a Ferrari, que poderia facilmente terminar em primeiro e segundo, tudo pode acontecer em uma corrida, como vimos no Brasil. Então, para aquelas pessoas que vieram até mim com a conclusão precipitada de que já tínhamos vencido o campeonato, eu meio que queria dar um soco no nariz”, disse Zak Brown.

“Max [Verstappen] venceu cinco, seis corridas seguidas, e acho que quase todo mundo disse: ‘Ah, esse campeonato acabou’, e aqui estamos. Isso mostra o quão rápido as coisas podem mudar. Então, é um grande erro achar que conquistou algo antes de o jogo acabar. Me sinto bem sobre onde estamos, mas estamos muito focados e não vamos comemorar até que tenhamos conquistado esse direito”, finalizou o CEO da McLaren.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Las Vegas, na Las Vegas Strip, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. Na madrugada de sábado (23), os pilotos disputam a classificação às 3h (de Brasília, GMT-3). Por fim, a largada da corrida em Las Vegas será no domingo (24), às 3h.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.