McLaren corre em Suzuka com escolha padrão de pneus. É que esqueceram de enviar pedido para Pirelli

A McLaren simplesmente se esqueceu de enviar o pedido de pneus para o GP do Japão. Isso significa que a Pirelli reservou uma alocação padrão com quatro médios, cinco macios e quatro supermacios, quantidades que destoam do resto do grid

O GP do Japão ainda estava distante quando a McLaren cometeu um erro dos mais graves. A revista alemã ‘Auto Motor und Sport’ revelou que os britânicos simplesmente se esqueceram de fazer o pedido da alocação de pneus para a etapa de Suzuka. Enquanto rivais tiveram a chance de abrir mão de alguns médios e se encher de supermacios, os alaranjados vão cumprir os três dias de atividades com uma escolha padrão da Pirelli: quatro médios, cinco macios e quatro supermacios.
 
Isso é consequência de uma peculiaridade nos pedidos feitos à Pirelli. Desde a introdução do formato de escolha personalizada de pneus, a fábrica italiana pede com maior antecedência a alocação dará corridas fora da Europa. Isso significa que a data limite de escolhas para o GP da Bélgica coincidiu com o do GP do Japão, mesmo que as duas provas sejam separadas por mais de um mês. Quando o prazo chegou, a McLaren só fez a seleção dos pneus para Spa-Francorchamps, esquecendo Suzuka.
A McLaren perdeu o prazo estipulado pela Pirelli (Foto: McLaren)

Esta é a primeira vez que uma equipe perde um prazo para selecionar pneus. Em todos os outros GPs, escuderias grandes e pequenas conseguiram pedir com antecedência para a Pirelli quais compostos gostariam de utilizar.

 
A trapalhada já teve consequências negativas sobre os dois primeiros treinos livres, desta sexta-feira (5). Fernando Alonso, grande esperança de pontos da McLaren em Suzuka, não pôde fazer voltas com supermacios. Por ter apenas quatro, é mais inteligente economizar e apostar no treino classificatório, mas com o lado negativo de não saber ao certo como o composto da banda avermelhada vai se comportar.
 
O GP do Japão acontece neste domingo, com largada prevista para 2h10 (de Brasília). Passada a rodada de Suzuka, restarão apenas quatro até o fim da temporada 2018.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.