McLaren defende largada de Norris na sprint em Interlagos: “Não tinha o que fazer”

Chefe da McLaren, Andrea Stelle saiu em defesa da largada de Lando Norris na corrida sprint do GP de São Paulo. Para o mandatário, inglês tinha de pensar em se manter na corrida e não tinha o que fazer

Lando Norris foi segundo colocado na corrida sprint do GP de São Paulo, disputada neste sábado (4), mas o resultado decepcionou alguns fãs que esperavam o inglês da McLaren mais combativo. Lando cravou a pole-position nesta manhã, mas sequer liderou uma curva da prova, engolido por Max Verstappen, da Red Bull, antes mesmo da primeira curva.

Em conversa com jornalistas após o resultado deste domingo, o chefe de equipe Andrea Stella saiu em defesa de Norris. Na visão do mandatário, Lando deveria ter a prioridade também em se manter na corrida, e que não tinha o que fazer para superar o movimento “perfeito” de Verstappen na largada.

“Em termos de saída do grid, isso foi comentado e discutido no briefing. Olhamos juntos os dados para ver onde as oportunidades aparecem. Pode ter a ver com a fase final de aceleração, ou com as marchas. Vamos olhar isso e ter certeza de que vamos ter o melhor aprendizado para amanhã. Em termos de curva 1, acho que foi uma manobra perfeita dos dois, e especialmente do Max por dentro. Não tinha muito o que o Lando fazer. Às vezes, você precisa ter certeza de que vai ficar na corrida. E foi o que o Lando fez”, declarou Stella.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

GP de São Paulo será disputado neste fim de semana, em Interlagos (Foto: Reprodução/F1)

O chefe também explicou a classificação ruim do time na última sexta-feira (4), em evento que vale para definir o grid de amanhã. Apesar do bom ritmo, Lando foi prejudicado pela chuva e acabou dando apenas uma volta rápida, ficando apenas em sétimo. A punição a George Russell beneficiou o inglês, que sai do sexto lugar. Oscar Piastri, por sua vez, parte apenas de décimo.

“Não planejávamos sair tão tarde, queríamos sair assim que alguém saísse da garagem, mas a operação para sair da garagem foi lenta e ficamos em sétimo. Não diria que foi uma boa execução. Bom aprendizado da situação. Isso já foi discutido nesta manhã, falamos sobre ações corretivas para situações futuras. Isso será mais discutido na próxima semana, porque todas estas situações são oportunidades de melhorar, em termos de corrida. Não tem a ver com performance, tem a ver com corridas, de ficar robusto e capitalizar na performance do carro. Ontem, perdemos uma oportunidade, porque como time, não executamos a abordagem certa pra estar na frente do grupo assim que a luz verde aparecesse”, concluiu.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Evelyn Guimarães, Gabriel Carvalho, Gabriel Curty, João Pedro Nascimento, Luana Marino, Pedro Henrique Marum e Rodrigo Berton. Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa brasileira.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.