McLaren exalta “volta monstruosa” de Norris, mas pede “largada boa” nos Países Baixos
Zak Brown ainda destacou a "cultura de equipe" na McLaren e afirmou que as atualizações levadas para Zandvoort deixaram o carro mais rápido
A volta de Lando Norris no Q3 da classificação deste sábado (24), em Zandvoort, foi classificada como “monstruosa” pelo CEO da McLaren, Zak Brown. O dirigente, porém, lembrou que o foco agora é buscar “uma largada boa e limpa” para que a performance se converta em mais uma vitória para o time de Woking na temporada 2024 da Fórmula 1.
A chamada não é por acaso: Norris tem o inglório histórico de nunca ter fechado a primeira curva de uma corrida na liderança, mesmo nas que largou da posição de honra. Hoje, ele foi o único a baixar de 1min10s, assegurando a pole-position do GP dos Países Baixos com 1min09s673.
Foi, de fato, uma performance maiúscula, 0s356 mais rápido que Max Verstappen, que até ameaçou com um primeiro setor muito forte, mas acabou perdendo rendimento nos seguintes. O bom para o neerlandês é que Oscar Piastri também errou e ficou em terceiro.
À Sky Sports, Brown rasgou elogios ao #4. “Foi uma volta monstruosa de Lando. Não esperava uma vantagem como essa”, admitiu. “Poderíamos ter fechado a primeira fila, mas estamos em primeiro e terceiro”, continuou.
“Nosso ritmo de corrida está bom, só precisamos de uma largada boa e limpa e uma boa estratégia. Certamente temos ritmo e pilotos para vencer”, cravou Brown.
Em seguida, o dirigente também destacou a “ótima cultura de equipe” da McLaren, ressaltando que “todos que estão aqui e na fábrica estão fazendo um trabalho incrível”.
“Temos algumas atualizações que deixam o carro mais rápido, e os pilotos estão cumprindo o trabalho. Este esporte é tão competitivo que é preciso que tudo esteja funcionando, e a base possui uma ótima cultura. Mas temos de continuar o trabalho árduo, pois sabemos o quão rápido as coisas pode mudar”, concluiu.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP dos Países Baixos de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No domingo (25), os pilotos disputam a corrida em Zandvoort também a partir das 10h (de Brasília, GMT-3).
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: 5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP dos Países Baixos da Fórmula 1 2024