McLaren vê GP da Itália “forte”, mas assume: “Tínhamos desempenho para vencer”

Equipe britânica conseguiu pódio duplo no GP da Itália, mas deixou a vitória escapar e parar nas mãos de Charles Leclerc na batalha de estratégias

A McLaren, mais uma vez, conseguiu diminuir a diferença para a Red Bull no Mundial de Construtores, mas não foi capaz de deixar o GP da Itália com mais uma vitória na temporada. Oscar Piastri terminou a prova em segundo, enquanto Lando Norris ficou em terceiro para conquistar um pódio duplo. Apesar disso, Andrea Stella, chefe do time, disse que o resultado foi “decepcionante”.

Charles Leclerc foi o grande vencedor na casa da Ferrari após adotar uma estratégia de uma parada apenas, algo que Stella destacou que estava fora de cogitação para a McLaren. Tanto Norris quanto Piastri foram aos boxes duas vezes em Monza

Na primeira janela de pit-stops, após perder a liderança, Norris conseguiu o undercut em Leclerc para tomar a segunda posição, enquanto Piastri liderava. No entanto, após a segunda para das McLaren, o monegasco assumiu a ponta e não largou mais. 

“É decepcionante no sentido de que tínhamos desempenho para vencer a corrida, mas foi muito acirrada. A maioria dos carros optou por duas paradas. Acho que para Leclerc foi um pouco mais fácil apostar na parada única, porque estava na perseguição”, analisou Stella em entrevista à Sky Sports.

Lando Norris fechou o pódio no GP da Itália (Foto: AFP)

“Com Lando, tivemos uma travada na dianteira esquerda, o que significou que o pneu estava comprometido, então fizemos duas paradas. Com Oscar, foi mais no limite, mas tínhamos preocupações também, então fomos com dois pit-stops”, disse. 

No entanto, mesmo destacando que há uma certa decepção na garagem da McLaren após o GP da Itália, Stella disse que o fim de semana foi bastante “positivo” para a equipe no geral. 

“Pensamos que teríamos tempo para recuperar a liderança, mas a Ferrari fez um trabalho muito bom. Leclerc foi muito bem, por isso também temos de reconhecer que os concorrentes podem fazer um bom trabalho e, neste caso, o trabalho de uma parada apenas. Parabéns à Ferrari, mas foi um fim de semana forte para a McLaren. No geral, muito positivo”, avaliou.

“Em termos de expectativa e impressão dos pilotos, e também de ultrapassagem em si, teremos de olhar com certa calma, fazer uma revisão junto deles e depois avaliar a situação. Se tiver algo para tirar disso, nós levaremos para o futuro”, concluiu. 

Oscar Piastri liderou boa parte da prova, mas terminou em segundo (Foto: AFP)

No Mundial de Pilotos, Lando Norris derrubou para 62 pontos a diferença para o líder Max Verstappen. Antes da prova, a vantagem do neerlandês estava em 70. 

Já entre os Construtores, a McLaren segue em segundo, com 438 pontos, mas cortou para oito a diferença para a Red Bull, que lidera. 

A Fórmula 1 agora volta às pistas em duas semanas para o GP do Azerbaijão, em Baku, entre os dias 13 e 15 de setembro.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Bortoleto dá show, conta com sorte e vence corrida 2 da F2 na Itália após largar em último

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.