McLaren justifica ausência de atualizações desde Miami: “Não estamos convencidos”
Andrea Stella, chefe da McLaren, apontou os motivos pelos quais a equipe não apresenta uma grande atualização no MCL38 desde o GP de Miami
A McLaren viveu um momento de virada de chave na temporada da Fórmula 1 quando trouxe atualizações ao MCL38 para o GP de Miami e fez Lando Norris vencer pela primeira vez na categoria. Desde então, a equipe tem diminuído a distância para a Red Bull no Mundial de Construtores, mas não introduziu mais nenhum novo pacote. Andrea Stella, chefe do time, destacou que a escuderia ainda “não está convencida” de que é o momento certo para uma atualização.
Desde a corrida em Miami no início de maio, a McLaren introduziu pequenas mudanças em alguns componentes do carro no GP dos Países Baixos, mas não promoveu nenhuma outra grande alteração. Simultaneamente, a equipe viu a Red Bull lidar com problemas de equilíbrio por conta de um novo pacote e a Ferrari sofrer com fortes quiques do carro em alta velocidade após mexer no assoalho.
Além disso, RB e Aston Martin tiveram de abandonar algumas peças do carro depois de atualizações provocarem resultados indesejados. Por isso, Stella ainda não está certo de que deve introduzir pacotes novos no momento, mesmo após ter perdido a vitória no GP da Itália para Charles Leclerc.
“Não trazemos uma atualização significativa desde Miami. A última atualização relevante, não tão grande quanto Miami, veio em Zandvoort e não envolveu o assoalho. Foi apenas um detalhe em algumas outras áreas do carro. Há uma razão pela qual não trouxemos algumas atualizações. Vimos que, se tivéssemos feito isso, poderíamos ter tido algumas dúvidas quando essas peças fossem testadas no carro. Portanto, ainda não estamos totalmente convencidos de que o desenvolvimento está pronto para ser levado à pista”, analisou.
Stella também aproveitou para analisar o que sentiu em Monza no último fim de semana da Fórmula 1. Para o dirigente, a classificação, que contou com uma dobradinha da McLaren, não necessariamente indicou um domínio do time laranja-papaia.
“Acho que a ordem do grid é baseada em quais pilotos são capazes de acertar na aderência, ao invés do quão dominante é o carro. Se olharmos para os tempos reais das voltas, em vez de simplesmente olharmos para o primeiro e o segundo, veremos que todos os pilotos das quatro equipes mais rápidas estavam em condições de garantir a primeira posição no grid”, destacou.
Com 438 pontos, a McLaren está em segundo no Mundial de Construtores, mas apenas oito pontos atrás da Red Bull e 31 à frente da Ferrari. Já entre os pilotos, Lando Norris é o vice-líder, com 241 tentos, 62 a menos que Max Verstappen.
Agora, a Fórmula 1 volta às pistas entre os dias 13 e 15 de setembro para o GP do Azerbaijão, em Baku.
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