McLaren modifica gama de asas traseiras em Austin após polêmica do ‘mini-DRS’
Após banimento do 'mini-DRS', McLaren confirmou que trocou toda a gama de asas traseiras disponíveis para o GP dos Estados Unidos. FIA aumenta fiscalização sobre flexibilização das peças após polêmica no Azerbaijão
A McLaren confirmou que realizou mudanças em toda a gama de asas traseiras do MCL38 antes da classificação da sprint do GP dos Estados Unidos, que acontece neste fim de semana em Austin, no Texas,. A peça virou alvo de polêmica no GP do Azerbaijão, vencido pelo australiano Oscar Piastri, por conter uma espécie de ‘mini-DRS’ para as retas, gerando a ira das rivais.
A FIA deixou claro que não considera legais “designs cujas características estruturais são alteradas por parâmetros secundários, de modo a produzir (enquanto estiver na pista) uma característica de deflexão diferente do que quando parado durante as verificações da Federação. Exemplos de parâmetros secundários podem ser temperatura, carga aerodinâmica, etc.”, e proibiu o artifício já no GP de Singapura, o que não interferiu na vitória de Lando Norris.
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Apesar da preocupação com Austin, a McLaren planejava retornar com a asa apenas no GP de Las Vegas, em novembro. A FIA acabou intervindo na situação. A equipe concordou em realizar mudanças em todas as asas disponíveis já neste fim de semana .
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“Como mencionado anteriormente, a McLaren se ofereceu proativamente para fazer alguns pequenos ajustes em nossa asa traseira após o GP do Azerbaijão. Fizemos pequenos ajustes em todas as nossas asas traseiras desde Baku em vários graus para garantir que não haja mais problemas nessa área”, comentou um representante da McLaren ao site da revista inglesa Autosport.
O fim de semana é mais movimentado que o comum para a FIA em termos de inspeções técnicas. A Federação está colocando pontos de referência em diversas asas dianteiras das equipes para entender o quanto elas flexionam. Os pontos servem para tornar a identificação mais fácil nas câmeras.
A inspeção ganha um passo à frente em comparação com o GP da Bélgica, quando a FIA aumentou as avaliações sobre a flexão das asas. As equipes foram solicitadas a instalarem câmeras de alta resolução em uma parte que analisa entre o último endplate da asa dianteira e a seção de flap externo. Porém, as filmagens capturadas não podem servir como meio de punir as equipes, e sim para entender a flexibilidade para encaixar mudanças nos regulamentos atuais e futuros.
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