McLaren diz se orgulhar de “levar disputa por título tão longe”: “Verstappen precisou pensar”

Chefe da McLaren, Andrea Stella disse ainda que a equipe mostrou depois de Miami que tem qualidade para disputar os dois títulos na Fórmula 1

A McLaren afirmou após o GP de Las Vegas que tem sim do que se orgulhar apesar da derrota de Lando Norris para Max Verstappen. O chefe da equipe, Andrea Stella, atribuiu a perda no Mundial de Pilotos ao início não tão bom na temporada 2024 da Fórmula 1, porém salientou que a melhora do GP de Miami em diante obrigou o neerlandês “a ter de pensar” para ser campeão.

Verstappen precisava chegar à frente de Norris na corrida realizada neste domingo (24) para sacramentar o tetracampeonato com duas corridas de antecedência. Já na classificação, ficou à frente do britânico. E depois de uma corrida com várias possibilidades, concluiu em quinto, enquanto Lando foi apenas sexto.

“Antes de mais nada, gostaria de parabenizar Max Verstappen em nome da nossa equipe. Quatro vezes campeão mundial, um dos maiores da história”, salientou Stella no comunicado oficial da McLaren. “Ele merece totalmente este título, foi incrivelmente consistente, mesmo quando não teve o melhor carro. Max e a Red Bull fizeram um trabalho excelente. Parabéns a eles”, acrescentou.

“Da nossa parte, podemos nos orgulhar de termos dado a Max algo no que pensar e por termos levado a disputa pelo título tão longe na temporada. Acho que perdemos muitos pontos no início do ano, quando não éramos competitivos o suficiente. Depois que o carro melhorou, provamos que temos qualidades como equipe, e Lando e Oscar [Piastri], qualidades para disputar os dois títulos”, completou Stella.

Lando Norris terminou o GP de Las Vegas atrás de Verstappen (Foto: McLaren)

Em Las Vegas, a McLaren acabou surpreendida pelo desgaste excessivo de pneus e não conseguiu fazer frente nem a Verstappen, quanto mais à Mercedes e Ferrari, que ocuparam as quatro primeiras colocações. Stella reconheceu que não era um resultado para deixar o time laranja satisfeito.

“Corremos para terminar no pódio e vencer. Tivemos algumas dores de cabeça com o desempenho do carro e dos pneus e vamos ter de fazer muitas análises antes de Lusail. Considerando o fim de semana que tivemos, acho que conseguimos limitar os danos”, analisou.

Catar e Abu Dhabi devem ser terrenos mais adequados para o MCL38, mas há quatro equipes na disputa pela vitória. Isso é ótimo para a Fórmula 1, mas significa que temos de dar o nosso melhor se quisermos vencer o Mundial de Construtores. Não muito tempo atrás, a noção de que estaríamos na disputa pelo título seria impensável, mas agora é realista e temos de terminar o trabalho”, encerrou.

Fórmula 1 volta no Catar, de 29 de novembro a 1º de dezembro, para a disputa da penúltima etapa da temporada 2024.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Verstappen esnoba teste que 2024 tentou impor e prova com tetra que disputa F1 real

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.