McLaren pede atenção com sinergia Red Bull-AlphaTauri na F1: “Esporte tem de ser justo”
CEO da McLaren, Zak Brown pediu atenção com a sinergia entre Red Bull e AlphaTauri para tornar o esporte justo
CEO da McLaren, Zak Brown está bem atento à parceria entre Red Bull e sua equipe ‘B’, a AlphaTauri — que foi inscrita na lista da FIA como AlphaTauri RB a partir de 2024. O dirigente americano quer analisar e discutir como a troca de informações ou vantagem entre as partes vai ser dar, sobretudo nas reuniões para o novo Pacto da Concórdia entre as equipes, que entrará em vigor em 2026.
Pelo regulamento, é permitido que as equipes compartilhem unidades de potência, sistema hidráulico, caixa de câmbio e suspensão, por exemplo. Ainda assim, Brown está de olhos bem abertos para limitar tudo isso.
Relacionadas
“Teremos a oportunidade de melhorar alguns dos outros processos da Fórmula 1 para fortalecer os valores de justiça e competição. O esporte não é perfeito e, tendo em vista a negociação do próximo Pacto da Concórdia para unir o órgão regulador com as equipes e detentores de direitos comerciais, devemos dar prioridade a algumas regras que atualmente afetam a justiça”, disse ele em um longo comunicado divulgado pela McLaren.
“Por exemplo, a maioria dos outros esportes importantes proíbe a posse de dois times na mesma liga, devido ao óbvio dano potencial à competição. É uma situação prejudicial à saúde porque afeta as decisões tomadas dentro e fora da pista. Quer seja ter acesso a mais dados, partilhando componentes/pessoal ou mesmo tendo influência numa votação estratégica, não está no espírito dos regulamentos”, seguiu.
A AlphaTauri esteve cercada de incertezas ao longo de 2023. O alto capital investido, somado ao desempenho ruim, e sem receber um piloto júnior da academia Red Bull, a existência da equipe passou a fazer pouco sentido e a marca dos energéticos cogitou a possibilidade de se desfazer da escudeira de Faenza.
Uma das soluções para conter os gastos foi uma eventual mudança para a Inglaterra, visto que o setor aerodinâmico fica em Bicester, enquanto a sede da AlphaTauri é em Faenza, na Itália. Outra sugestão de Oliver Mintzlaff, responsável por lidar com os projetos na F1, foi estreitar os laços com a irmã maior Red Bull.
Essa proximidade de fato aconteceu, e em Singapura a AlphaTauri confirmou um pacote de atualizações inspirado na marca dos energéticos. Desde que as novidades foram aplicadas, o time italiano foi ao top-10 em quatro oportunidades e saltou para o oitavo lugar no Mundial de Construtores. Recentemente, Helmut Marko, consultor dos taurinos, explicou que a aliança será bastante usada em 2024, claro, em conformidade com as regras. Por isso, a preocupação de Brown.
“A Fórmula 1 deve ser fiel à sua marca e cada equipe, com exceção das unidades de potência, deve ser totalmente independente uma da outra”, afirmou. “Os fãs da Fórmula 1 acreditam universalmente na competição justa e em condições equitativas, e rejeitariam qualquer ação que prejudique o verdadeiro espírito de competição dentro da Fórmula 1”, encerrou Zak.
Chefão da categoria, Stefano Domenicali espera que as reuniões para o novo Pacto da Concórdia comecem em breve. Em 2020, mais de 12 meses foram necessários para todos chegarem a um consenso. Provavelmente, também levará um tempo para que isso volte acontecer, já que o próprio Domenicali tem ideias que não chegaram tão bem aos ouvidos no paddock: como por exemplo, a vontade ou mesmo meta de inchar ainda mais o calendário da F1.
Com a temporada encerrada, a Fórmula 1 retorna apenas no ano que vem, no dia 2 de março, com a estreia do campeonato no GP do Bahrein.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!