McLaren pega ‘F1 A’ com atualizações e sonha alto nas mãos de Norris e Piastri em 2023

Depois de um início de temporada complicado, a McLaren se reencontrou na Fórmula 1 e deu a oportunidade para Lando Norris e Oscar Piastri se destacarem em 2023. Agora cabe aos pilotos seguirem correspondendo às expectativas da equipe

Quem acompanhou o início da temporada 2023 da Fórmula 1 e viu o terror que era o carro da McLaren jamais apostaria que a equipe seria capaz de evoluir a ponto de se tornar, em muitos momentos, a segunda força do grid. Depois de anunciar um pacote de atualizações antes mesmo do Mundial ter início no Bahrein, o ano do time de Woking parecia fadado ao fracasso justamente quando teria uma dupla apta a brigar por bons pontos durante o ano, depois de ter colocado Oscar Piastri no lugar de Daniel Ricciardo. Porém, a história guardou um desfecho de primeira metade melhor para os britânicos.

Concluídas 12 corridas na temporada 2023, a McLaren foi para as tradicionais férias de verão da Fórmula 1 como candidata ao posto de segunda força entre as equipes. A tabela no Mundial de Construtores, no entanto, esconde essa realidade, uma vez que a escuderia britânica é apenas a quinta colocada com 103 tentos (88 a menos que a Ferrari, que está logo à frente).

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Com um carro renovado, a McLaren conquistou um excelente 2º lugar na Inglaterra (Foto: AFP)

A discrepância na tabela de pontos só acontece porque a McLaren demorou a se encontrar. O segundo pacote de atualização, que chegou no GP do Azerbaijão, não teve o resultado esperado e o time seguiu brigando no fim do pelotão. A melhora aconteceu de fato quando algumas novidades foram instaladas primeiro no carro de Lando Norris para o GP da Áustria. O ganho real de performance foi concretizado quando Piastri também recebeu o novo conjunto, no GP da Inglaterra.

Desde que a atualização mais recente foi introduzida no MCL60, a dupla de pilotos se tornou muito mais competitiva. Norris conseguiu um quarto lugar no Red Bull Ring e ainda ficou com a segunda posição nos GPs da Inglaterra e da Hungria. Na Bélgica, foi sétimo depois de fazer uma corrida de recuperação e apostar em uma errada configuração que não lhe permitia alcançar altas velocidades nas retas.

Oscar, que chegou badalado na F1 após ter sido campeão da F2 e da F3 em seu ano de estreia, chegou a ter o talento questionado, uma vez que era constantemente superado pelo companheiro e havia marcado apenas 3 pontos até o GP da Áustria. Com as atualizações em Silverstone, no entanto, o #81 desencantou, brigou por pódios, liderou a corrida sprint em Spa-Francorchamps e somou 27 pontos em três corridas – marca que poderia ser maior não fosse o incidente com Carlos Sainz na primeira volta do GP da Bélgica.

Oscar Piastri conseguiu sua melhor posição de chegada em sua carreira na F1 em Silverstone (Foto: AFP)

O CEO da McLaren, Zak Brown, que sempre acreditou na dupla de pilotos, rasgou elogios a Piastri e até o classificou como “futuro campeão mundial”

“Estamos muito impressionados, ele é muito focado e não cometeu nenhum grande erro. Apenas a exploração típica dos limites, ou o travar de uma roda aqui e ali. Ele não esteve em todas essas pistas, então as primeiras indicações são de que temos um futuro campeão mundial em nossas mãos”, disse Brown.

E a reação da McLaren surgiu em boa hora. Com uma dupla de pilotos confiável, um carro bom, e as rivais passando por momentos de altos e baixos, a esquadra britânica tem tudo o que é preciso para ganhar algumas posições no Mundial de Construtores. A diferença nos pontos é grande, é verdade, mas é possível sonhar com um terceiro lugar.

Afinal, a Aston Martin, terceira colocada com 196 pontos, que teve um início de temporada promissor e conseguiu seis pódios com Fernando Alonso, já não é mais tão competitiva pelo menos desde o GP da Inglaterra. Somado a isso, Lance Stroll nunca conseguiu entregar bons resultados mesmo quando o AMR23 era forte. Agora que a fase da equipe é ruim, o top-10 pode se tornar algo cada vez mais raro para o canadense.

McLaren ainda sonha com uma melhora no Mundial de Construtores (Foto: McLaren)

A Ferrari, por sua vez, é uma caixinha de surpresas. O carro oscila, às vezes vai bem e permite Charles Leclerc anotar poles e conquistar pódios, outras deixa os pilotos na mão ainda no Q1 e força uma prova de recuperação. A própria equipe não entende muito bem como funciona a SF-23 e corrida após corrida o monegasco enfatiza que ainda há muito trabalho a ser feito. O #16 ainda colocou a McLaren como um dos possíveis obstáculos na briga entre os construtores.

A Mercedes, vice-líder, está um pouco mais distante na briga e sustenta uma vantagem de 144 pontos para o time de Woking. Os alemães têm sido mais constantes que Aston Martin e Ferrari ao longo de 2023 e, somado a isso, a dupla de pilotos formada por Lewis Hamilton e George Russell entrega um bom trabalho praticamente em todas as corridas. Mas sonhar não custa.

As atualizações definitivamente alçaram a McLaren para a chamada ‘F1 A’ e agora Norris e Piastri podem brigar com os grandes. Ambos já mostraram que têm capacidade de conquistar bons resultados e podem fazer parte de uma recuperação importante para a escuderia. Em uma temporada com um Max Verstappen que dá sinais de que pode vencer todas as corridas restantes é difícil dizer que a dupla pode assumir qualquer papel de protagonista na F1 2023. No entanto, os garotos podem entregar um bom entretenimento na briga pelo segundo lugar entre os construtores.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.