McLaren perde diretor de engenharia de corrida conhecido como ‘mago dos pneus’
Hiroshi Imai está na McLaren desde 2009 e vai deixar a equipe em janeiro. Andrea Stella, chefe da equipe britânica, falou sobre o trabalho do "samurai" nos bastidores da equipe
Na McLaren há mais de 15 anos, a temporada 2024 da Fórmula 1 foi a última de Hiroshi Imai, o ‘mago dos pneus’, com o time laranja-papaia. O engenheiro japonês vai deixar o time em janeiro e deve retornar ao Japão para trabalhar com automobilismo no país do sol nascente.
Imai já trabalhou em diversas funções dentro da McLaren. Formado em engenharia mecânica pela Universidade de Tóquio, foi um dos especialistas em pneus da Bridgestone contratados pelas equipes de F1 para ajudá-las a ter mais experiência nessa área. Chegou no time britânico em maio de 2009, mas continuou trabalhando na categoria, mesmo após a chegada da Pirelli como fornecedora oficial dos compostos.
Inicialmente como engenheiro principal, Imai tornou-se engenheiro-chefe de corrida em 2017 e, em seguida, diretor de engenharia de corrida, em 2021. Ainda assim, o japonês continuou focado no trabalho com pneus, embora tenha atuado em outros programas dentro da equipe. Quis o destino que a última temporada fosse coroada com o Mundial de Construtores
“Hiroshi está na McLaren há muito tempo. Ele tem contribuído de forma fundamental para as conquistas da equipe ao longo dos anos. Mas, para mim em particular, desde que entrei na McLaren em 2015, Hiroshi sempre foi um dos funcionários mais próximos em várias funções, como a de engenheiro-chefe de corrida, diretor de engenharia de corrida e, mais recentemente, diretor de pneus e freios. Ele sempre teve um papel fundamental em nossas operações na pista”, disse Andrea Stella, chefe da McLaren, ao jornalista Adam Cooper.
“Imai contribuiu com grande conhecimento e experiência em pneus, freios e outros padrões operacionais. Uma pessoa de grande integridade, uma pessoa calma. Todos apreciam sua calma e organização. Ele sempre foi um ponto de referência para todos na equipe que precisavam de algum conselho, que precisavam de uma opinião sábia, e sempre souberam que poderiam encontrá-la em Hiroshi”, continuou Stella.
O engenheiro destacou a personalidade de “samurai” do japonês em determinados momentos da temporada. “Há um aspecto de Hiroshi que todos nós adoramos. Quando chegava a hora de correr, o samurai dentro dele aparecia e ele se tornava um dos mais duros, mas sempre incrivelmente respeitoso”, contou o engenheiro italiano.
“Estamos todos muito gratos a ele pelo que ele deu à McLaren. Sempre fará parte da família e estou muito feliz por ele ter conquistado o campeonato mundial em seu último ano porque agora ele vai poder dizer para sempre que foi campeão. Desejamos a Hiroshi tudo de bom, e tenho certeza de que teremos mais oportunidades de vê-lo no futuro”, finalizou Stella.
A Fórmula 1 agora está oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
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