McLaren rejeita foco em novo regulamento e projeta carro “ainda mais rápido” em 2025

Diretor-técnico de engenharia e projeto da McLaren, Neil Houldey alertou para a força das rivais e disse que 2025 é "um ano como outro qualquer". Por isso, descartou foco no regulamento de 2026 e prometeu que o novo carro será ainda melhor que o MCL38

Seguindo uma linha de pensamento similar àquela apresentada por Zak Brown, Neil Houldey, diretor-técnico de engenharia e projeto da McLaren, destacou a força das rivais e deixou claro que a equipe de Woking não começa a temporada 2025 da Fórmula 1 como a grande favorita. No entanto, admitiu que os laranjinhas estão focados em desenvolver o sucessor do MCL38 da melhor forma, mesmo com a aproximação de um novo regulamento na categoria.

Depois de começar o último campeonato com o terceiro melhor carro do grid, Lando Norris e Oscar Piastri souberam tirar bom proveito do desenvolvimento da escuderia comandada por Andrea Stella ao longo do ano para conquistar o Mundial de Construtores depois de tanto tempo. Mas Red Bull, Ferrari e até a Mercedes não ficaram para trás e também evoluíram. Por isso, o dirigente ligou o sinal de alerta.

“Acho que há uma oportunidade de ganhar o campeonato em 2025 e em 2026, e, claro, queremos conquistar os dois”, disse Houldey em entrevista à revista inglesa Autosport. “Não vamos vencer em 2025 se não nos desenvolvermos. Temos a concorrência da Red Bull, a Mercedes vai ter um carro rápido. Temos a Ferrari, que é rápida”, continuou.

“Não há razão para que essas equipes não tenham um ótimo desempenho na próxima temporada, e temos de estar lá e fazer o mesmo se quisermos ganhar o campeonato, que, obviamente, é o objetivo”, apontou o engenheiro da McLaren.

Apesar do novo regulamento da F1 2026, a McLaren está focada no carro de 2025 (Foto: AFP)

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Hamilton, 40 anos: tudo sobre o novo desafio do maior vencedor da F1

Com a chegada de um novo regulamento em 2026, as equipes de F1 vivem um dilema: investir no bólido de 2025 ou jogar a toalha e focar exclusivamente no próximo ano? De acordo com Neil, o time papaia não quer saber de pensar no futuro e vai, sim, trabalhar com força total para desenvolver o melhor modelo possível para desbancar as rivais mais uma vez nesta temporada.

“No momento, o foco para 2025 é tudo. E, na verdade, não se trata apenas do carro, mas de toda a equipe. Sabemos que o carro pode ir mais rápido. Podemos desenvolvê-lo ainda mais”, afirmou. “Sabemos que, como equipe, podemos encontrar maneiras de ser mais eficazes, mais eficientes, gerando mais e mais desempenho em cada área. Então, 2025, para nós, é um ano igual qualquer outro, e uma oportunidade de mostrar o que a McLaren agora é capaz de fazer”, concluiu.

Agora, a Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.