McLaren dá status de “grande estrela” para Norris e crava: “É tão bom quanto os melhores”

CEO da McLaren, Zak Brown voltou a exaltar Lando Norris, colocou o britânico como uma grande estrela, no nível de qualquer outro piloto de ponta da F1 e cravou que Lando seria capaz de guiar em qualquer categoria e qualquer condição

Não é novidade que Lando Norris é muito querido pela McLaren, mas Zak Brown tratou de exaltar ainda mais o jovem piloto do time de Woking. CEO da equipe britânica, o dirigente americano colocou Lando no patamar dos melhores da F1, com status de grande estrela e o chamou de “franchise driver”, uma expressão típica dos esportes americanos para um craque absoluto em que seu time é formado em volta, por exemplo: LeBron James no Los Angeles Lakers, Stephen Curry no Golden State Warriors, Patrick Mahomes no Kansas City Chiefs, e por aí vai.

Brown comentou que Norris não deve nada a ninguém do grid atual da F1 e garantiu que já sabia disso desde 2018, quando começou a trabalhar diretamente com o rapaz nas 24 Horas de Daytona, em trio que Lando formou com Fernando Alonso e o inglês Philip Hanson, na United Autosports, equipe que também pertence ao americano.

“Acho que Lando é tão bom quanto qualquer outro piloto do grid. Senti no nosso primeiro dia junto, quando coloquei para encarar o Alonso nas 24 Horas de Daytona, em um carro estrangeiro, pista estrangeira. E eu acho que o Alonso é tão bom quanto qualquer outro. Lando consegue igualar ele, dependendo do dia pode ser até superior. E o contrário também pode acontecer. Lando é daqueles que se você colocar todo mundo num buggy na lama, ele vai estar na frente. É talento natural isso, não é daqueles que só conseguem guiar em determinadas condições e categorias, que não se adaptam facilmente”, disse à ESPN.

Fernando Alonso e Zak Brown trabalharam juntos na McLaren e atuaram em duas categorias diferentes (Foto: IndyCar)

O dirigente elogiou o piloto de 23 anos e não tem dúvidas de que é Norris quem vai ser responsável pelo sucesso que a McLaren tiver nos próximos anos. É o inglês a peça central do jogo dos laranjas.

“Lando é um ‘franchise driver’, uma grande estrela, está nos empurrando para frente, ele quer muito vencer corridas. O cara é incrivelmente rápido, toda classificação ele é impressionante, faz todas as voltas muito bem, raramente erra. Quando erra, é pouco, é uma travada de pneu ou outra, o ritmo de corrida também muito forte”, explicou.

Para o dirigente, Norris também melhorou a postura na pista, dividindo mais nas disputas, sendo mais arrojado. Agora, sabe que precisa dar ao britânico um carro vencedor.

“Ele já foi muito polido na pista, agora ele é mais agressivo, o que é melhor. Ele é limpo, mas agressivo, joga duro, mas sem deixar de cuidar dos pneus. Ele certamente está ansioso para vencer porque sabe que pilotos venceram antes dele na F1 e isso não era normal. Ele sabe que pode bater o Russell, já bateu antes”, completou.

Norris foi sétimo colocado na temporada 2022, na frente dos dois pilotos da Alpine, que fechou o ano na frente da McLaren no Mundial de Construtores. A melhor posição do britânico foi em 2021, quando foi sexto, com 160 pontos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.