McLaren sugere pit-stop obrigatório para “movimentar corrida sprint” na F1

Zak Brown, CEO da McLaren, entende que a corrida sprint agrega valor à Fórmula 1, mas admitiu que, para sair da monotonia, o formato da prova tem de ser alterado

Zak Brown, CEO da McLaren, é um defensor do formato sprint na Fórmula 1, mas entende que as regras da corrida precisam sofrer algumas alterações. O executivo entende que para acabar com a monotonia da prova curta é necessário implementar a obrigatoriedade da troca dos pneus. Por isso, o americano até sugeriu a criação de um novo composto com desgaste acentuado, que seria classificado como supermacio.

Embora tenha aumentado o número de fins de semana sprint de três para seis, a Fórmula 1 ainda não encontrou o formato ideal para a realização da corrida. Desde que foi implementado em 2021, a categoria alterou o procedimento de classificação e a distribuição de pontos, mas nada disso trouxe o resultado esperado.

Mas para o CEO da McLaren a corrida sprint só vai se tornar interessante a partir do momento que ela for mais movimentada. E, para isso, sugeriu a implementação de uma troca obrigatória de pneus, como acontece nas corridas de domingo, e pediu a criação de um novo jogo de pneus, que seriam classificados como supermacios.

“Não acho que a sprint tire a importância da corrida principal no domingo, mas precisamos de mudanças no formato. Então, seja grid invertido, pit-stop obrigatório, ou um pneu supermacio com alto desgaste no meio da prova, acho que precisamos fazer algo para misturar a corrida”, disse Brown.

Oscar Piastri venceu a sprint com a McLaren no Catar (Foto: AFP)

“Paradas obrigatórias seriam boas. Se tivéssemos pneus supermacios com alto desgaste no meio da prova e tivesse de decidir se deveria trocar. Seria uma forma de fazer um mini GP. Porque no momento os pilotos apenas correm na pista e não temos uma estratégia, e isso não é muito interessante”, finalizou o executivo da McLaren.

Para 2024, a F1 confirmou que os GPs de São Paulo, Catar, Estados Unidos, Áustria, China e Miami vão receber a corrida sprint.

Com a temporada encerrada, a Fórmula 1 retorna apenas no ano que vem, no dia 2 de março, com a estreia do campeonato no GP do Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.