McLaren diz que toque de Sainz em Piastri causou perda de “0s5 por volta” em Mônaco
Chefe da McLaren, Andrea Stella relatou perda de 0s5 por volta com toque de Carlos Sainz em Oscar Piastri, mas disse que a equipe conseguiu reduzir pela metade o prejuízo ao trabalhar na bandeira vermelha. Piloto também se mostrou aliviado pela paralisação
Apesar do bom resultado conquistado no GP de Mônaco do último fim de semana, com o segundo lugar, Oscar Piastri passou por apuros ao longo da corrida pelo toque recebido por Carlos Sainz na largada. Espremido na Sainte Devote, o australiano teve o lado direito do carro levemente encostado pelo espanhol, o que causou danos no sidepod e em parte do assoalho, suficientes para causar uma perda de até 0s5 por volta. Segundo ele, a bandeira vermelha que surgiu logo depois foi vital para que a McLaren pudesse trabalhar no problema.
“Definitivamente senti um toque na curva 1, e aquela parte do carro é bem sensível”, disse Piastri. “A equipe me disse o quanto de downforce eu estava perdendo antes de tentarmos consertar, e era um número grande. Não sei o que conseguimos fazer, mas obviamente a duração da bandeira vermelha nos ajudou bastante”, admitiu.
“Por ser em Mônaco, é provavelmente um lugar em que ter alguns danos não te prejudica tanto”, pontuou. “Foi um toque muito pequeno. Mas, com esses carros, especialmente com o assoalho sendo tão sensível em relação ao downforce, pode arruinar sua corrida facilmente. Então, fiquei muito feliz que pudemos tentar consertar”, destacou Piastri.
Chefe da McLaren, Andrea Stella explicou o dano sofrido por Piastri e também se mostrou aliviado pela aparição da bandeira vermelha, motivada por um grande acidente entre Sergio Pérez, Kevin Magnussen e Nico Hülkenberg na Beau Rivage. Depois de todo o trabalho feito na paralisação, o dirigente acredita que o prejuízo foi cortado pela metade e acabou não influenciando no resultado final da corrida.
“Assim que a colisão aconteceu, vimos que Piastri perdeu 20 pontos de downforce. Em Mônaco, isso dá cerca de 0s5. Mas, graças à bandeira vermelha, pudemos fazer alguns reparos no assoalho. O lado direito do assoalho estava quebrado, então consertamos. Não conseguimos reparar totalmente, mas também trocamos o sidepod que estava quebrado”, relatou Stella.
“No total, o déficit foi de cerca de dez pontos [de downforce] ao longo da corrida, o que dá alguns décimos de segundo, talvez 0s25. Isso nos deixou mais nervosos sobre a chance de manter os pneus em uma boa condição, porque o carro estava um pouco danificado. Mas Oscar [Piastri] conseguiu fazer isso. No fim, o dano não influenciou no resultado”, finalizou.
A Fórmula 1 retorna de 7 a 9 de junho com o GP do Canadá, nona etapa da temporada 2024.
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