De acordo com a emissora pública alemã NDR, assim como o jornal ‘Bild’, Rosberg tirou proveito de uma empresa de fechada sediada nas Ilhas Virgens britânicas. O objeto do acordo seria a gestão do seu contrato com a Mercedes. Segundo a TV, trata-se de um contrato entre a equipe alemã e uma empresa chamada Ambitious Group Limited. Entretanto, a ARD, outra emissora pública germânica, disse que não há indícios de atividades ilícitas por parte do piloto.
Christian Schertz, advogado de Rosberg, veio a público para defender seu cliente: “Ao contrário do que certas reportagens dizem, nosso cliente não tem nenhuma sociedade obscura no Panamá. É certo que foi estabelecida [uma sociedade] nas Ilhas Virgens Britânicas, com a assinatura da Mossack Fonseca”, disse.
Rosberg ganhou a defesa do seu advogado ao ser citado no 'Panama Papers', segundo a imprensa alemã (Foto: Beto Issa)
“A única razão disso foram os problemas de responsabilidade legal e a capacidade de atuar internacionalmente, mas não tem nada a ver com os impostos. Ele tem seu domicílio em Mônaco e todas as suas remunerações recebidas da Mercedes são submetidas a impostos de lá”, finalizou.
A Mossack Fonseca trabalha junto a alguns dos maiores bancos do mundo na administração de ativos offshore de clientes. Empresas offshore são aquelas situadas legalmente em um país diferente de seus associados, por isso comumente utilizadas para o estabelecimento de negócios nos chamados paraísos fiscais.
Mas o que deixa o grande ponto de interrogação sobre o escritório panamenho é a fama da criação em paraísos fiscais de empresas que não praticam qualquer atividade senão a de fuga de seus associados das cargas de tributação de seus países de origem. Em outras palavras, a Mossack Fonseca tem atuado desde os anos 1970 para que os empresários soneguem impostos por meio de lavagem de dinheiro.
A história foi divulgada primeiramente pelo jornal alemão 'Sueddeutsche Zeitung' e distribuída pelo mundo pelas organizações de imprensa que possuem vínculo com o ICIJ. Os vazamentos colocaram em apuros os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, da Ucrânia, Petro Poroshenko, e da Argentina, Maurício Macri, bem como o diretor de cinema espanhol Pedro Almodóvar, o jogador de futebol argentino Lionel Messi e representou ainda mais uma acusação para que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, tenha de lidar – ele rapidamente negou envolvimento pelo seu Twitter.
São apenas alguns dos muitos nomes envolvidos. E é apenas o início dos nomes, tudo indica, já que os documentos vazados vão de 1977 até o final de 2015, quebrando as cercas de uma das maiores especialistas internacionais em evasão de divisas.
PADDOCK GP #23, FALA SOBRE FITTIPALDI E FIM DE SEMANA MOVIMENTADO NO ESPORTE
|
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
|
|
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n<e.length;n++)if(child=e[n],e[n].id.substr(0,t.length)==t)return e[n];for(var c=0,n=1;nc&&(c=e[n].offsetWidth);return c>80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)<0?n+="px":n,cc.style.display="",s2.width=n,window.frameElement&&(s1.height=c2.offsetHeight+5+"px"),t=500,s1.width="100%"}rs(t)},200)}var c1=window.frameElement?window.frameElement:document.getElementById("crt_ftr"),c2=document.getElementById("crt_ftr"),s1=c1.style;s1.position="fixed",s1.bottom="-4px",s1.left="0px",window.frameElement&&(s1.height="0"),c2.style.textAlign="center",s1.zIndex="60000";var cc=document.getElementById("crt_cls"),s2=cc.parentNode.style;cc.onclick=function(){s1.display="none"};var t=0;rs(0);
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth < 970) ? 302357 : 302359;
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!