Mercedes diz que “cogitou fazer 2 pit-stops com Hamilton” em Singapura: “Não ajudaria”

James Allison, diretor-técnico da Mercedes, explicou que a equipe analisou cenários alternativos ao perceber que os pneus macios não funcionaram em Singapura. No entanto, fazer duas paradas para calçar médios faria o inglês ser ainda mais lento, segundo ele

A Mercedes perdeu uma grande oportunidade de buscar um pódio no GP de Singapura, no último fim de semana, na 18ª etapa da F1 2024. Largando em terceiro com Lewis Hamilton e quarto com George Russell, o time alemão errou na estratégia do heptacampeão e viu o #63 ser superado por Oscar Piastri ao longo da prova. Ao comentar a escolha de calçar Lewis com os pneus macios na largada, o diretor-técnico James Allison admitiu um “erro claro” e teorizou sobre outras possibilidades.

Segundo ele, a entrada de um safety-car geraria um cenário em que Hamilton poderia parar para calçar pneus médios, tática usada pela Mercedes no GP de Singapura de 2023 e que colocou Russell diretamente na briga pela vitória. Porém, a corrida de 2024 não teve nenhuma paralisação, e o plano ficou mesmo guardado na gaveta.

“[O pneu médio] foi considerado, certamente estava lá como uma grande arma”, disse Allison. “Se tivéssemos um safety-car, um momento oportuno na corrida, esse seria o lado positivo dessa estratégia. Mas, uma vez que embarcamos no plano de trocar os macios pelos duros, pensamos durante vários momentos da corrida em fazer duas paradas com Lewis”, admitiu.

Porém, segundo Allison, quando a Mercedes analisou a possibilidade de fazer dois pit-stops com Hamilton, percebeu que a estratégia seria ainda mais lenta do que calçar os duros. O diretor-técnico explicou que, mesmo com mais ritmo, o inglês não conseguiria recuperar na pista o tempo perdido no pit-lane.

Pneus médios não ajudariam Hamilton em Singapura, segundo a Mercedes (Foto: AFP)

“Ainda que isso o colocasse com pneus mais novos e o deixasse mais rápido, nossos cálculos sugeriram que ele não conseguiria ganhar de volta o tempo perdido com o pit-stop”, revelou.

“Então, estava entre as possibilidades, poderíamos ter usado e seria bom em um safety-car. Mas, em uma corrida normal, sem interrupções, algo que tivemos pela primeira vez em Singapura, o pneu médio não era algo que ajudaria o fim de semana do Lewis”, finalizou Allison.

Fórmula 1 agora faz longa pausa e retorna de 18 a 20 de outubro em AustinEstados Unidos, início da perna americana da temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.