Mercedes controla expectativas para 2025 e fala em “esperar testes” da F1

Toto Wolff alegou que carros atuais são "complicados" e vai aguardar testes de pré-temporada antes de falar sobre as expectativas da Mercedes para 2025

A Mercedes viu acabar seu domínio na Fórmula 1 com a mudança do regulamento da categoria. Depois de oito títulos do Mundial de Construtores em sequência — algo único na história —, o time conquistou apenas cinco vitórias entre 2022 e 2024, anos em que estiveram em vigência os carros com efeito solo. Para 2025, Toto Wolff, chefe da equipe, promete falar menos sobre as expectativas e espera os testes de pré-temporada para traçar algum prognóstico do que esperar da escuderia de Brackley.

A Mercedes foi uma das equipes que mais sofreu com a virada do regulamento para 2022. Perdeu bastante desempenho ante ao que vinha apresentando na Fórmula 1, bem como conviveu com o porpoising de maneira mais severa nas primeiras etapas das atuais regras técnicas da categoria.

Wolff justificou o silêncio em falar sobre o modelo de 2025 ao histórico, alegando que esses carros atuais são difíceis de estar no ponto ideal de desempenho. O chefe da Mercedes vai esperar os testes de pré-temporada, marcados entre os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no circuito de Sakhir, no Bahrein, para falar do W16.

“Esses carros são muito complicados de se alcançar o ponto ideal, o que só conseguimos em poucas vezes. Fomos ultradominantes em Las Vegas, mas não pudemos lutar por um pódio em outras pistas”, comentou Wolff.

Andrea Kimi Antonelli e Toto Wolff (Foto: Mercedes)

“Não vou falar muito sobre expectativas. É ver como será o desempenho nos testes, entender se vamos resolver alguns problemas de equilíbrio, encontrar melhor forma com os pneus e depois veremos”, continuou o chefe da Mercedes.

Questionado sobre a dupla de pilotos, Wolff não fez mistério e acredita que George Russell possui tudo o que um competidor precisa para ser campeão, enquanto espera que a Mercedes entregue um bom carro a ele e Andrea Kimi Antonelli em 2025.

“George está pronto para brigar pelo títulos, vamos dar a Kimi e a ele o carro mais rápido possível”, encerrou.

Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.