Mercedes culpa dano na asa de Russell por perda de ritmo no fim: “Foi prejudicado”
Andrew Shovlin, chefe de engenharia de pista da Mercedes, destacou que um dano na asa dianteira de George Russell foi o responsável pela perda da quarta colocação para Lewis Hamilton na reta final do GP da Cidade do México
Quinto colocado no GP da Cidade do México, no último fim de semana, George Russell precisou passar por uma batalha tardia na pista contra o próprio companheiro de equipe, Lewis Hamilton — e acabou derrotado. E um dos motivos para cruzar a linha de chegada atrás do heptacampeão foi um dano considerável na asa direita, o que reduziu o ritmo e impediu que o #63 se defendesse do parceiro.
Após a corrida, a Mercedes explicou o problema de Russell e culpou uma oscilação no asfalto pelo dano no carro. Segundo a equipe alemã, no entanto, o ritmo do inglês era forte e se manteve positivo após o problema.
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“George [Russell] foi prejudicado quando a asa dianteira quebrou, depois de atingir uma oscilação em uma ultrapassagem no segundo stint”, explicou Andrew Shovlin, diretor de engenharia de pista da Mercedes. “Apesar disso, ele ainda manteve um bom ritmo para levar o carro para casa em quinto lugar”, elogiou.
“Deixamos os pilotos lutarem”, afirmou. “Com isso, quando Lewis conseguiu ter ar limpo, seus pneus estavam longe do melhor momento”, lamentou.

Russell também destacou a felicidade com o ritmo demonstrado no Autódromo Hermanos Rodríguez e lamentou ter sofrido o dano em um momento no qual buscava ganhar posições na corrida. Segundo ele, era possível andar no mesmo nível de Lando Norris e Max Verstappen, que brigavam diretamente na zona do pódio.
“Fiquei bem feliz com o primeiro stint”, garantiu Russell ao canal da F1. “Uma vez que consegui passar por Lewis, o ritmo estava bem forte, no nível de Lando [Norris] e Max [Verstappen]. Então, assim que saí dos boxes, atingi algum tipo de lombada na reta principal, e o lado esquerdo da asa dianteira simplesmente quebrou”, analisou.
“Acho que foi quando eu estava ultrapassando Oscar [Piastri], eu acho. Isso realmente me comprometeu, durou 40 voltas. Mas, ainda assim, chegar em quarto e quinto lugares é algo que, como equipe, provavelmente teríamos aceitado depois de sexta-feira”, admitiu.
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