Mercedes define substituto de Lauda como presidente não-executivo: Markus Schäfer

A Mercedes anunciou mudanças no seu quadro diretivo. Membro do conselho administrativo da Daimler e responsável pelo grupo de pesquisa e desenvolvimento dos carros da Mercedes, Markus Schäfer foi o escolhido para assumir o cargo de presidente não-executivo, que estava vago desde a morte de Niki Lauda. Schäfer, que era diretor não-executivo da Mercedes desde março, vai ser substituído por Frank Markus Weber

A Mercedes tem um novo presidente não-executivo. Markus Schäfer, engenheiro alemão de 54 anos, vai ocupar o cargo que o tricampeão mundial de F1 Niki Lauda ocupava desde setembro de 2012 até o dia da sua morte, em 20 de maio deste ano. Desde então, a função estava vaga. A Mercedes eleva Schäfer ao posto depois de uma reunião do conselho administrativo realizada na semana passada na sede da empresa em Stuttgart, na Alemanha.
 
Diferente de Lauda, Schäfer praticamente não tem um histórico de automobilismo no seu currículo como engenheiro. Nascido em Weidenau, Markus formou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade de Darmstadt, na Alemanha, e obteve o título de mestre em 1990. No mesmo ano, ingressou na Daimler-Benz como trainee, dando início a uma trajetória de longo envolvimento com a empresa.
Markus Schäfer é o novo presidente não-executivo da Mercedes (Foto: Daimler AG)

Schäfer ascendeu dentro da Mercedes, virou diretor de engenharia da montadora nos Estados Unidos, em 2002, depois diretor de estratégia de produção da Daimler, em 2007, até assumir o cargo de vice-presidente de engenharia da divisão de carros de passeio da Mercedes, em 2013. No ano seguinte, foi elevado ao posto de membro do conselho administrativo da divisão de carros de produção da Daimler, onde permaneceu até sua nomeação como presidente-não executivo da equipe na F1. 

 
Em março deste ano, a Mercedes nomeou Schäfer como diretor não-executivo da equipe. Com a vacância do cargo após a morte de Lauda, o engenheiro agora assume como presidente não-executivo, no lugar de Lauda.
 
Quem assume o lugar de Schäfer como diretor não-executivo é outro alemão, Frank Markus Weber, vice-presidente corporativo de desenvolvimento da Daimler. A promoção de Schäfer e Weber representa a partida de Ola Källenius e Bobo Uebber do conselho da Mercedes na F1. Källenius assume como presidente do conselho administrativo da Daimler e comandante da divisão de carros da Mercedes.
 
O conselho atual da Mercedes passa a ter, além de Schäfer e Weber, Britta Seeger, René Berger e Toto Wolff, chefe da equipe e diretor-executivo da Mercedes. O dirigente austríaco deu as boas-vindas aos novos membros do time pentacampeão do mundo.
 
“O compromisso da nossa empresa-mãe tem sido fundamental para o sucesso da equipe e vai continuar sendo assim pelos anos que estão por vir. Este apoio da F1 sempre foi refletido no conselho da nossa equipe, com forte representatividade da liderança da Daimler, e isso continua na esteira das nomeações de Markus e Frank Markus pelos próximos anos. A F1 é uma tecnologia poderosa e plataforma de marketing global para a Mercedes e uma vitrine preciosa para os valores e a competitividade da empresa”, declarou o chefe da Mercedes na F1.
 
O novo presidente não-executivo falou sobre sua chegada à equipe mais vitoriosa dos últimos anos na F1. “A Mercedes é uma força-motriz em transformação. Para manter a mobilidade pessoal, a tecnologia de ponta é necessária para ultrapassar limites e redefinir padrões, e isso pode ser alcançado focando em um objetivo compartilhado e com uma equipe com um espírito fantástico. Nossos aprendizados sobre o empolgante mundo da F1 nos trouxeram valores e sinergias inspiradoras, então estou ansioso para construir esta estreita cooperação”, disse.
Paddockast #26
Acidentes que alteraram carreiras

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.