Mercedes garante que ordem de equipe teria sido a mesma se Bottas estivesse à frente de Hamilton

Chefe da Mercedes, Toto Wolff revela que a ordem de equipe dada a Valtteri Bottas no GP da Alemanha teria sido a mesma se o finlandês estivesse à frente de Lewis Hamilton. O austríaco afirmou que a decisão veio porque era necessário assegurar a dobradinha da equipe

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

O GP da Alemanha foi também marcado por ordens de equipe. Tanto a Ferrari quanto a Mercedes lançaram mão do recurso para manter seus primeiros pilotos seguros na frente. A esquadra alemã acabou levando a melhor na briga com os rivais italianos ao conquistar uma dobradinha em Hockenheim, mas a polêmica chamada dos prateados para que Valtteri Bottas não atacasse Lewis Hamilton foi questionada ao fim da corrida. E o chefão do time da estrela de três pontas esclareceu que a decisão de anular uma eventual briga entre sua dupla teria sido a mesma se o finlandês estivesse à frente do inglês. 

 
Na parte final da prova alemã, Bottas tinha pneus mais novos que Hamilton e estava na segunda colocação, quando o safety-car deixou a pista. O nórdico foi para cima do companheiro de equipe, mas o engenheiro James Vowles entrou no rádio e pediu que o #77 segurasse a posição. Ou seja, impedisse qualquer ataque de Kimi Räikkönen, que também estava de pneus novos e vinha em quarto.
 
Ao ser perguntado sobre a chamada, Wolff disse que era necessário assegurar a dobradinha, especialmente porque a equipe prata foi acometida por azares diversos nas últimas corridas. "É difícil resumir uma corrida como essa em poucas frases, mas as coisas começaram a acontecer de forma interessante quando a chuva chegou", disse o dirigente austríacos aos jornalistas em Hockenheim, entrevista acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO.
Lewis Hamilton ficou à frente depois da chuva (Foto: Mercedes)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

"Valtteri estava planejando fazer um único pit-stop e parecia que ele tinha melhores pneus que os carros da Ferrari. Da mesma maneira, Lewis tinha um grande ritmo com os macios, então estava pronto para tentar tirar a diferença com os ultramacios na segunda parte da corrida. Mas aí as coisas ficaram caóticas quando o safety-car entrou. Foi bem confuso no rádio. Tínhamos um carro na pista e outro nos boxes. No fim, isso cobria cada opção para nós, então a luta ficou para quando a corrida recomeçou."

 
"Com tanta coisa em jogo, e depois do infortúnio das últimas semanas, tivemos de dizer para Valtteri manter a posição. Teria sido o mesmo caso as posições fossem invertidas, porque precisávamos proteger o nosso resultado e evitar perder a dobradinha. Teria sido a mesma ordem, idêntica", assegurou o austríaco, falando sobre a vitória de Hamilton. Depois do que aconteceu em Silverstone e na classificação de ontem, este é um resultado dos sonhos e a essa imprevisibilidade é a beleza do esporte. Mas nosso foco já está na Hungria", emendou Wolff.

O comandante da esquadra prateada ainda insisiu em dizer que há uma transparência no relacionamento dentro da equipe e que, por isso, não houve discussão sobre a decisão de manter as colocações de pista. "Acho que as coisas são muito claras entre nós. Mas eu disse ao Valtteri algo que falei também para a equipe: teria sido o mesmo se fosse o contrário. Essa é a transparência que temos na equipe. Não fazemos diferença. O resultado era a coisa mais importante", concluiu.

 
Com o 1-2 na Alemanha, a Mercedes voltou a liderar o campeonato. Agora tem oito pontos para a rival Ferrari. O tetracampeão inglês também reassumiu a ponta do Mundial e agora tem uma vantagem de 17 pontos para Sebastian Vettel, que abandonou a disputa em casa. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.