Mercedes ressalta fé e confiança em Bottas, mas já fala em Vettel e Alonso como “opções abertas” para 2018

O contrato de Valtteri Bottas com a Mercedes tem duração de apenas uma temporada. Ou seja: para continuar na escuderia tricampeã do mundo, o finlandês terá de mostrar um grande trabalho. E já visando 2018, o piloto já tem concorrentes citados por Toto Wolff: Fernando Alonso e Sebastian Vettel, que terão seus respectivos vínculos com McLaren e Ferrari encerrados neste ano

 

A Mercedes precisou fazer uma verdadeira engenharia para trazer Valtteri Bottas como substituto do campeão mundial e recém-aposentado Nico Rosberg. Depois de analisar as (poucas) opções disponíveis, o time tricampeão do mundo optou por contratar o finlandês, que estava vinculado à Williams, que por sua vez chamou Felipe Massa de volta da aposentadoria para ocupar seu lugar. Entretanto, o contrato de Bottas não é de longa duração, como costumam ser os acordos feitos pela Mercedes. O acerto vale apenas para a temporada 2017, e para ser renovado tudo vai depender do trabalho feito pelo nórdico.

 
Mas antes mesmo do início da temporada, Bottas começa seus trabalhos na Williams sob pressão. É bem verdade que o discurso do chefão Toto Wolff, principal incentivador da contratação de Valtteri, é de fé e confiança no seu talento, mas o próprio dirigente austríaco tratou de assegurar que há outras opções, além de Bottas, para 2018. O jovem finlandês já tem dois concorrentes de peso: Sebastian Vettel e Fernando Alonso, que terão seus respectivos vínculos com Ferrari e McLaren, respectivamente, encerrados no fim deste ano.
 
Wolff falou sobre a curta duração do contrato de Bottas durante um podcast gravado com o jornalista finlandês Oskari Saari, que cobre há tempos a F1. Na entrevista, o chefe da Mercedes reiterou a confiança na capacidade de Bottas, mas quer esperar para ver o que seu novo piloto será capaz de fazer diante de uma temporada tão cheia de novas nuances para sua carreira.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Valtteri Bottas tem pela frente um ano para mostrar serviço caso queira continuar na Mercedes (Foto: Mercedes)
Na Williams desde 2013, Bottas vai correr pela primeira vez por uma nova equipe na F1, em que pese ter a bênção de Wolff, seu antigo agente. Valtteri terá uma nova estrutura a seu dispor e também um companheiro de equipe dos mais duros do grid: o tricampeão do mundo Lewis Hamilton.
 
O chefe da Mercedes é claro: para seguir na Mercedes e ampliar seu contrato, Bottas terá de mostrar um grande trabalho.
 
“Não teríamos escolhido Valtteri se nós pensássemos que ele não era bom o bastante. Mas é um fato que o mercado de pilotos está muito intenso neste momento. No ano que vem há opções abertas: pilotos jovens, Sebastian Vette, Fernando Alonso, Valtteri… Muitos deles”, comentou Wolff.
 
Além dos citados Alonso e Vettel, outros tantos nomes, como Sergio Pérez, Carlos Sainz, até mesmo o jovem Pascal Wehrlein e o veteraníssimo Kimi Räikkönen encerram seus contratos ao fim de 2017. Portanto, são muitas as opções para a Mercedes para a próxima temporada.
 
Wolff pediu um voto de confiança a Bottas. “É questão de ele entender, e Valtteri assim o faz. Da mesma forma, temos nossa fé e confiança postas nele para que ele possa ficar conosco por muito tempo, mas temos de ver como vai ser a temporada”, complementou o comandante da equipe que vem dominando a F1 desde 2014.
 
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.