Mercedes revela perda de “0s5 ou 0s6” por problema no motor durante GP do Bahrein

Chefe da Mercedes, Toto Wolff revelou que equipe perdeu "0s5 por volta" devido a um problema na unidade de potência do W15

Depois que George Russell garantiu a terceira posição no grid de largada para a etapa de abertura da temporada 2024 da Fórmula 1, no Bahrein, na última sexta-feira (1), a Mercedes esperava ter a oportunidade de brigar por um pódio e começar o ano com o pé direito. No entanto, Toto Wolff, chefe da equipe, revelou que um problema “inesperado” na unidade de potência atrapalhou os planos do time para este sábado.

Lewis Hamilton largou na nona posição, mas não conseguiu avançar muito durante as 57 voltas no circuito de Sakhir e cruzou a linha de chegada apenas em sétimo. Russell, por sua vez, largou da segunda fila, mas terminou a prova em quinto, 22s atrás de Carlos Sainz, da Ferrari, que ficou em terceiro, e 47s de Max Verstappen, da Red Bull, o grande vencedor.

Wolff explicou que a primeira parte da prova correu como esperado, mas que alguns problemas no motor começaram a aparecer a partir de um certo momento. “Quando começamos a corrida com os pneus macios, tudo estava indo praticamente como o planejado”, disse o dirigente ao portal inglês Autosport. “E, então, infelizmente, tivemos de deixar de forçar o motor mais do que esperávamos”, continuou.

Curioso, porém, é que o problema também afetou a Williams, equipe cliente da fabricante alemã. “Uma de nossas clientes, a Williams, teve o mesmo problema. As outras duas [McLaren e Aston Martin] não. Isso foi inesperado”, observou Toto.

Toto Wolff destacou problema na unidade de potência da Mercedes no GP do Bahrein (Foto: Mercedes)

O mandatário garantiu que nada do tipo havia sido notado antes, nem mesmo durante as atividades de pré-temporada realizadas na semana passada ou nos treinos livres. “Os testes foram muito bons. Além disso, os desempenhos na quinta e na sexta foram encorajadores. O carro estava estável, estava bom. Os pilotos gostaram”, lembrou.

Como consequência, Russell e Hamilton não puderam ir ao limite para não correrem o risco de terem de abandonar a corrida e causarem prejuízos financeiros e esportivos para o time de Brackley.

“A partir de então, se você desligar 0s3 ou 0s4 do desempenho da unidade de potência, terá de ‘tirar o pé’. Provavelmente, foram 0s5 ou 0s6 que não podíamos mais extrair do que o carro ainda tinha a oferecer”, garantiu Wolff, antes de finalizar: “Portanto, não foi nada divertido. Em alguns momentos, não estávamos apenas alguns graus, mas uns 10 graus acima do que pensávamos que deveríamos estar [com o motor].”

A temporada 2024 da Fórmula 1 continua já na próxima semana, entre a quinta-feira 7 e o sábado 9 de março, com o GP da Arábia Saudita, em Jedá. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.