Mercedes se irrita com eliminação de Hamilton no Q1 em Abu Dhabi: “Indesculpável”
Chefe da equipe, Toto Wolff falou poucas e boas e condenou "erro idiota" da Mercedes ao decidir arriscar desnecessariamente em última tentativa de Lewis Hamilton na classificação em Yas Marina
Toto Wolff deixou a classificação do GP de Abu Dhabi — realizada neste sábado (7) — furioso com os erros da Mercedes que fizeram Lewis Hamilton ser eliminado logo no Q1. De acordo com o chefe da equipe, o que aconteceu é “absolutamente indesculpável”, pois as Flechas de Prata deveriam ter adotado uma estratégia mais segura para dar ao heptacampeão uma melhor posição no grid de largada.
Depois de terminar no top-5 em todos os treinos livres e rasgar elogios ao desempenho do W15 no circuito de Yas Marina, a situação do #44 virou de cabeça para baixo de uma hora para a outra. Na última tentativa de volta rápida na primeira parte da sessão que definiu as posições, o time de Brackley decidiu arriscar e colocou Hamilton como o último da fila. Como resultado, o piloto de 39 anos acabou pegando um intenso tráfego e ainda passou por cima de um cone que havia sido atropelado por Kevin Magnussen — desta forma, não foi capaz de melhorar o tempo e terminou em 18º.
Ainda que não mude muito a situação, Lewis começa em 16º na prova de amanhã, já que tanto Charles Leclerc quanto Alexander Albon, que terminaram à frente, precisam cumprir punições. De qualquer forma, Wolff ficou indignado com o erro cometido pela equipe, pois o ritmo do bólido prateado era bom o bastante para colocar o veterano na fase seguinte da classificação.
“O que aconteceu lá é absolutamente indesculpável. Indesculpável”, esbravejou durante uma entrevista à edição alemã da Sky Sports. “Lewis está fazendo a sua última corrida com a gente, aí fomos tentar ser espertos e o colocamos na pista por último”, continuou.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: “Correndo unidos”: GPDA põe Verstappen e Russell juntos em foto oficial pré-Abu Dhabi
“Estou muito bravo com essa situação. É uma pena dizer adeus a Lewis desta forma. Não há explicação para isso, nenhuma desculpa. É inacreditavelmente desagradável que tais decisões sejam tomadas em uma equipe de classe mundial como a nossa”, continuou.
“É simples. Queríamos dar o melhor para ele neste fim de semana, e então realmente cometemos um erro idiota. É isso que acontece. E não é assim que deveríamos e precisamos agir — e não em uma corrida tão importante. Não precisamos disso, temos de ser humanos. Temos de jogar de maneira segura e não parecer que somos superinteligentes”, encerrou o chefe da Mercedes.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi, em Yas Marina, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no YouTube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. A largada da corrida em Abu Dhabi será no domingo (8), às 10h (de Brasília, GMT-3).
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.