Mercedes se poupa para classificação, Ferrari tira proveito e põe Räikkönen na frente do terceiro treino livre na Bélgica

Assim como aconteceu no segundo treino livre, na última sexta-feira, a Mercedes preferiu se poupar e não mostrou seu melhor potencial na manhã deste sábado em Spa-Francorchamps. Aí foi a vez de a Ferrari aproveitar e colocar Kimi Räikkönen na frente com uma boa volta no fim da sessão

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A Mercedes tem uma superioridade tão grande perante as demais equipes do grid que pode se dar ao luxo de poupar esforços nos treinos livres da F1. Assim tem sido em Spa-Francorchamps. Na tarde da última sexta-feira, Nico Rosberg e Lewis Hamilton preferiram trabalhar na avaliação dos respectivos carros em ritmo de corrida e assim foi também na manhã deste sábado (27), no terceiro e derradeiro treino livre do GP da Bélgica. Desta forma, o caminho ficou livre para a Ferrari mostrar serviço e liderar a sessão com Kimi Räikkönen. No fim do treino, o 'Homem de Gelo' assinalou 1min47s974, um ótimo tempo para o finlandês.

Mas a grande favorita à pole logo mais, a partir das 9h (horário de Brasília), é mesmo a Mercedes, que teve Rosberg como seu piloto mais rápido nesta manhã. O alemão fez poucas voltas usando o pneu supermacio e anotou 1min48s742 em sua melhor passagem, e depois focou os trabalhos em um long-run para avaliar o W07 em ritmo de corrida, terminando em sétimo lugar na tabela de tempos.

Daniel Ricciardo foi o segundo colocado, mantendo o ótimo desempenho da Red Bull. O australiano foi seguido por Sebastian Vettel, que colocou a segunda Ferrari no top-3. Valtteri Bottas, da Williams, e Lewis Hamilton, da Mercedes, completaram o rol dos cinco primeiros. Lewis completou apenas uma volta rápida em todo o treino, uma vez que vai trabalhar agora focando nos trabalhos pensando na corrida, já que a Mercedes confirmou neste sábado uma nova troca de motor, gerando uma punição de 55 posições no grid de largada.

Felipe Massa terminou em oitavo lugar, à frente de Sergio Pérez e Romain Grosjean. Felipe Nasr foi apenas o 19º colocado. 

A sessão que vai definir o grid de largada do GP da Bélgica começa às 9h (horário de Brasília).

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Kimi Räikkönen durante o segundo treino livre em Spa-Francorchamps, na Bélgica (Foto: Beto Issa)

Saiba como foi o terceiro treino livre do GP da Bélgica de F1

O terceiro e derradeiro treino livre do fim de semana em Spa-Francorchamps começou com forte calor, com os termômetros marcando 29ºC de temperatura ambiente e 31ºC no asfalto. Tão logo a luz verde foi acionada, vários carros deixaram os boxes em busca dos primeiros tempos do sábado na Bélgica.

A primeira marca do dia foi registrada por Esteban Gutiérrez, que teve uma ótima sexta-feira e terminou os dois treinos em décimo lugar. O mexicano anotou 1min49s923 com pneus supermacios, um tempo pouco competitivo, como seria visto a seguir. Os dois carros da Mercedes também deixavam os boxes: Rosberg com pneus macios e Hamilton com os supermacios. E Nico logo assumiu a ponta ao cravar 1min48s880.

Wehrlein teve de passar pela grama para não acertar Gutiérrez na Raidillon (Foto: F1/Twitter)

Ainda no começo do treino, Pascal Wehrlein, quando estava na abertura da sua volta, se irritou com Gutiérrez. O mexicano vinha muito lento na subida após a Eau Rouge, enquanto o piloto da Manor vinha rápido e teve de ir para a grama para não bater na Haas do seu oponente. O piloto bradou via rádio e pediu punição a Esteban. Em seguida, o incidente passou a ser investigado pelos comissários. Não é a primeira vez que Gutiérrez é criticado por conta de sua postura na pista.

Outro mexicano, Sergio Pérez, fazia bonito e mantinha a excelente forma da Force India. O mexicano subia para segundo lugar na sessão após marcar 1min49s466 com pneus macios. Romain Grosjean vinha em terceiro, enquanto a Red Bull fazia testes com pneus médios e ainda não tinha tempos competitivos. Felipe Massa aparecia em quarto lugar.

Com problemas, carro de Verstappen é analisado pela Red Bull (Foto: Reprodução)

Em seguida, foi a vez de Hülkenberg completar uma grande volta e subir para segundo usando pneus macios. Mas logo o alemão foi superado por Valtteri Bottas, que marcou 1min49s115, mas usando os supermacios. Por sua vez, Verstappen voltava aos boxes da Red Bull após enfrentar problemas em seu primeiro stint no sábado.

Com 27 minutos de treino, a Ferrari finalmente veio à pista para andar de forma competitiva. E logo de cara, Sebastian Vettel conseguiu subir para a ponta do treino ao anotar 1min48s502. Mas segundos depois veio Kimi Räikkönen, que tomou a liderança da sessão ao ser 0s096 mais rápido que seu companheiro de equipe. Rosberg seguia na pista em um long-run com pneus macios, sem se preocupar com tempos de volta.

Vettel foi fechado por Magnussen na Blanchimont e reclamou demais (Foto: Reprodução)

Já no fim de uma das suas voltas, Vettel foi fechado pela Renault de Kevin Magnussen na Blanchimont e se mostrou irritado com a manobra do dinamarquês. Alheio a tudo isso, Ricciardo fez uma grande volta e assumiu a liderança do treino com 1min48s189, 0s217 mais rápido que o tempo feito por Räikkönen. Rosberg seguia tranquilo e fazia seu long-run sem problemas em Spa.

Quando restavam 15 minutos para o fim do terceiro treino, Massa fez uma boa volta usando os pneus supermacios e subiu para o quarto lugar após anotar 1min48s783, superando seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas. Ao mesmo tempo, Rosberg voltava para os boxes depois de um extenso long-run com pneus macios. Hamilton seguia na pista e também avaliava o desempenho do seu carro com os compostos amarelos em ritmo de corrida.

Nos minutos finais da sessão, Räikkönen fez grande volta e colocou a Ferrari na frente com 1min47s974. Vettel também melhorou seu tempo, mas não o bastante para superar Ricciardo, ficando em terceiro lugar. Só quando a bandeira quadriculada já vigorava em Spa-Francorchamps, Lewis Hamilton veio para fazer sua volta voadora e ameaçou o posto do 'Homem de Gelo'. O tricampeão fez ótimas parciais, mas perdeu tempo na última delas e registrou 1min48s635, o quinto melhor tempo da sessão, mas ainda assim à frente de Nico Rosberg.

F1, GP da Bélgica, Spa-Francorchamps, terceiro treino livre:

1 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI   1:47.974   11
2 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL TAG HEUER   1:48.189 +0.215 18
3 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI   1:48.297 +0.323 12
4 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES   1:48.504 +0.530 17
5 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES   1:48.635 +0.661 20
6 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES   1:48.739 +0.765 12
7 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES   1:48.742 +0.768 19
8 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES   1:48.783 +0.809 21
9 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES   1:48.915 +0.941 12
10 8 ROMAIN GROSJEAN FRA HAAS FERRARI   1:49.272 +1.298 16
11 14 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA   1:49.453 +1.479 9
12 50 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX HAAS FERRARI   1:49.631 +1.657 16
13 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA   1:49.665 +1.691 10
14 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN RENAULT   1:49.716 +1.742 11
15 94 PASCAL WEHRLEIN ALE MANOR MERCEDES   1:49.761 +1.787 15
16 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO FERRARI   1:50.023 +2.049 9
17 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO FERRARI   1:50.078 +2.104 9
18 30 JOLYON PALMER ING RENAULT   1:50.241 +2.267 11
19 12 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI   1:50.420 +2.446 13
20 31 ESTEBAN OCON FRA MANOR MERCEDES   1:50.693 +2.719 18
21 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI   1:51.319 +3.345 5
22 33 MAX VERSTAPPEN HOL RED BULL TAG HEUER       2
    TEMPO 107% TL3     1:55.532 +7.558  
                 
RECORDE JARNO TRULLI ITA TOYOTA   1:44.503 29/08/2009  
MELHOR VOLTA SEBASTIAN VETTEL ALE RED BULL RENAULT   1:47.263 30/08/2009  
PADDOCK GP #43 DEBATE INDY E MOTOGP E FAZ PRÉVIA DA F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube