Mercedes se poupa para classificação, Ferrari tira proveito e põe Räikkönen na frente do terceiro treino livre na Bélgica
Assim como aconteceu no segundo treino livre, na última sexta-feira, a Mercedes preferiu se poupar e não mostrou seu melhor potencial na manhã deste sábado em Spa-Francorchamps. Aí foi a vez de a Ferrari aproveitar e colocar Kimi Räikkönen na frente com uma boa volta no fim da sessão
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Relacionadas
A Mercedes tem uma superioridade tão grande perante as demais equipes do grid que pode se dar ao luxo de poupar esforços nos treinos livres da F1. Assim tem sido em Spa-Francorchamps. Na tarde da última sexta-feira, Nico Rosberg e Lewis Hamilton preferiram trabalhar na avaliação dos respectivos carros em ritmo de corrida e assim foi também na manhã deste sábado (27), no terceiro e derradeiro treino livre do GP da Bélgica. Desta forma, o caminho ficou livre para a Ferrari mostrar serviço e liderar a sessão com Kimi Räikkönen. No fim do treino, o 'Homem de Gelo' assinalou 1min47s974, um ótimo tempo para o finlandês.
Mas a grande favorita à pole logo mais, a partir das 9h (horário de Brasília), é mesmo a Mercedes, que teve Rosberg como seu piloto mais rápido nesta manhã. O alemão fez poucas voltas usando o pneu supermacio e anotou 1min48s742 em sua melhor passagem, e depois focou os trabalhos em um long-run para avaliar o W07 em ritmo de corrida, terminando em sétimo lugar na tabela de tempos.
Daniel Ricciardo foi o segundo colocado, mantendo o ótimo desempenho da Red Bull. O australiano foi seguido por Sebastian Vettel, que colocou a segunda Ferrari no top-3. Valtteri Bottas, da Williams, e Lewis Hamilton, da Mercedes, completaram o rol dos cinco primeiros. Lewis completou apenas uma volta rápida em todo o treino, uma vez que vai trabalhar agora focando nos trabalhos pensando na corrida, já que a Mercedes confirmou neste sábado uma nova troca de motor, gerando uma punição de 55 posições no grid de largada.
Felipe Massa terminou em oitavo lugar, à frente de Sergio Pérez e Romain Grosjean. Felipe Nasr foi apenas o 19º colocado.
A sessão que vai definir o grid de largada do GP da Bélgica começa às 9h (horário de Brasília).
window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});
(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Saiba como foi o terceiro treino livre do GP da Bélgica de F1
O terceiro e derradeiro treino livre do fim de semana em Spa-Francorchamps começou com forte calor, com os termômetros marcando 29ºC de temperatura ambiente e 31ºC no asfalto. Tão logo a luz verde foi acionada, vários carros deixaram os boxes em busca dos primeiros tempos do sábado na Bélgica.
A primeira marca do dia foi registrada por Esteban Gutiérrez, que teve uma ótima sexta-feira e terminou os dois treinos em décimo lugar. O mexicano anotou 1min49s923 com pneus supermacios, um tempo pouco competitivo, como seria visto a seguir. Os dois carros da Mercedes também deixavam os boxes: Rosberg com pneus macios e Hamilton com os supermacios. E Nico logo assumiu a ponta ao cravar 1min48s880.
Ainda no começo do treino, Pascal Wehrlein, quando estava na abertura da sua volta, se irritou com Gutiérrez. O mexicano vinha muito lento na subida após a Eau Rouge, enquanto o piloto da Manor vinha rápido e teve de ir para a grama para não bater na Haas do seu oponente. O piloto bradou via rádio e pediu punição a Esteban. Em seguida, o incidente passou a ser investigado pelos comissários. Não é a primeira vez que Gutiérrez é criticado por conta de sua postura na pista.
Outro mexicano, Sergio Pérez, fazia bonito e mantinha a excelente forma da Force India. O mexicano subia para segundo lugar na sessão após marcar 1min49s466 com pneus macios. Romain Grosjean vinha em terceiro, enquanto a Red Bull fazia testes com pneus médios e ainda não tinha tempos competitivos. Felipe Massa aparecia em quarto lugar.
Em seguida, foi a vez de Hülkenberg completar uma grande volta e subir para segundo usando pneus macios. Mas logo o alemão foi superado por Valtteri Bottas, que marcou 1min49s115, mas usando os supermacios. Por sua vez, Verstappen voltava aos boxes da Red Bull após enfrentar problemas em seu primeiro stint no sábado.
Com 27 minutos de treino, a Ferrari finalmente veio à pista para andar de forma competitiva. E logo de cara, Sebastian Vettel conseguiu subir para a ponta do treino ao anotar 1min48s502. Mas segundos depois veio Kimi Räikkönen, que tomou a liderança da sessão ao ser 0s096 mais rápido que seu companheiro de equipe. Rosberg seguia na pista em um long-run com pneus macios, sem se preocupar com tempos de volta.
Já no fim de uma das suas voltas, Vettel foi fechado pela Renault de Kevin Magnussen na Blanchimont e se mostrou irritado com a manobra do dinamarquês. Alheio a tudo isso, Ricciardo fez uma grande volta e assumiu a liderança do treino com 1min48s189, 0s217 mais rápido que o tempo feito por Räikkönen. Rosberg seguia tranquilo e fazia seu long-run sem problemas em Spa.
Quando restavam 15 minutos para o fim do terceiro treino, Massa fez uma boa volta usando os pneus supermacios e subiu para o quarto lugar após anotar 1min48s783, superando seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas. Ao mesmo tempo, Rosberg voltava para os boxes depois de um extenso long-run com pneus macios. Hamilton seguia na pista e também avaliava o desempenho do seu carro com os compostos amarelos em ritmo de corrida.
Nos minutos finais da sessão, Räikkönen fez grande volta e colocou a Ferrari na frente com 1min47s974. Vettel também melhorou seu tempo, mas não o bastante para superar Ricciardo, ficando em terceiro lugar. Só quando a bandeira quadriculada já vigorava em Spa-Francorchamps, Lewis Hamilton veio para fazer sua volta voadora e ameaçou o posto do 'Homem de Gelo'. O tricampeão fez ótimas parciais, mas perdeu tempo na última delas e registrou 1min48s635, o quinto melhor tempo da sessão, mas ainda assim à frente de Nico Rosberg.
F1, GP da Bélgica, Spa-Francorchamps, terceiro treino livre:
1 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:47.974 | 11 | ||
2 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL TAG HEUER | 1:48.189 | +0.215 | 18 | |
3 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:48.297 | +0.323 | 12 | |
4 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:48.504 | +0.530 | 17 | |
5 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:48.635 | +0.661 | 20 | |
6 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:48.739 | +0.765 | 12 | |
7 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:48.742 | +0.768 | 19 | |
8 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:48.783 | +0.809 | 21 | |
9 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:48.915 | +0.941 | 12 | |
10 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | HAAS FERRARI | 1:49.272 | +1.298 | 16 | |
11 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | 1:49.453 | +1.479 | 9 | |
12 | 50 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | HAAS FERRARI | 1:49.631 | +1.657 | 16 | |
13 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | 1:49.665 | +1.691 | 10 | |
14 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | RENAULT | 1:49.716 | +1.742 | 11 | |
15 | 94 | PASCAL WEHRLEIN | ALE | MANOR MERCEDES | 1:49.761 | +1.787 | 15 | |
16 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO FERRARI | 1:50.023 | +2.049 | 9 | |
17 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO FERRARI | 1:50.078 | +2.104 | 9 | |
18 | 30 | JOLYON PALMER | ING | RENAULT | 1:50.241 | +2.267 | 11 | |
19 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | 1:50.420 | +2.446 | 13 | |
20 | 31 | ESTEBAN OCON | FRA | MANOR MERCEDES | 1:50.693 | +2.719 | 18 | |
21 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:51.319 | +3.345 | 5 | |
22 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | RED BULL TAG HEUER | 2 | |||
TEMPO 107% | TL3 | 1:55.532 | +7.558 | |||||
RECORDE | JARNO TRULLI | ITA | TOYOTA | 1:44.503 | 29/08/2009 | |||
MELHOR VOLTA | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT | 1:47.263 | 30/08/2009 |
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”; |
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);