Mercedes se tocam no início do GP da Bélgica, e Ricciardo aproveita de novo para vencer. Massa fica fora dos pontos

O GP da Bélgica vai dar pano para manga na Mercedes: um leve toque na volta 2 entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg prejudicou os dois pilotos, muito mais o inglês, que teve um pneu furado e se viu totalmente fora dos pontos

O sorriso mais conhecido da F1 moderna foi visto de novo. Daniel Ricciardo venceu neste domingo (24) pela terceira vez na temporada, e de forma tranquila. E quando isso acontece é porque deu algo com as Mercedes. E não foi por problema mecânico, não. É algo que vai render muito assunto ainda: Lewis Hamilton e Nico Rosberg se tocaram logo no começo do GP da Bélgica, algo que tirou o inglês da prova — quando viu que não conseguiria chegar aos pontos — e tirou a chance de o alemão ganhar.

O pneu traseiro esquerdo de Hamilton furou e parte pequena da asa de Rosberg quebrou. O menos prejudicado foi Nico, que ainda conseguiu chegar até o fim, sem muitos problemas, mas que 'só' o conduziu ao segundo lugar.

A manobra que mudou a corrida em Spa neste domingo (Foto: Getty Images)

Valtteri Bottas terminou na terceira posição depois de um belo duelo finlandês com Kimi Räikkönen, enfim endiabrado. Mas a disputa da corrida deu-se no fim da prova entre quatro pilotos, com um Kevin Magnussen muralha para evitar que Fernando Alonso, Jenson Button e Sebastian Vettel o ultrapassassem. No fim, o dinamarquês acabou perdendo posição para o tetracampeão apenas.

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Felipe Massa sofreu durante boa parte da prova por conta de uma peça que estava grudada no assoalho de seu carro e o deixava lento. No fim das contas, acabou fora dos pontos.

Daniel Ricciardo comemora terceira vitória no ano (Foto: AP)

Confira como foi o GP da Bélgica de F1 neste domingo em Spa-Francorchamps

 
A chuva, sempre ela, deu as caras em Spa-Francorchamps nesta manhã de domingo (24), pouco antes do início dos procedimentos das equipes para a formação do grid. Mas a chuva cessou a tempo, e os pilotos puderam largar com os pneus de pista seca. A maioria, inclusive, optou por iniciar a prova com os compostos macios. Apenas Adrian Sutil escolheu os médios.
 
Ainda no grid, o primeiro drama da corrida foi protagonizado por Fernando Alonso e a Ferrari. Os mecânicos trabalharam em algum problema no carro do espanhol, que ficou parado enquanto o grid já se encaminhava para a volta de apresentação. O atraso, claro, foi parar na mesa dos comissários.
 
Ainda assim, o bicampeão alcançou o pelotão e pôde alinhar no quarto posto. Finalmente, quando as luzes se apagaram na reta de largada de Spa, Lewis Hamilton saiu como um foguete da segunda posição, não deu chances ao pole Nico Rosberg, que patinou para sair do lugar, e contornou na frente a estreita La Source, assumindo, assim, a ponta da corrida.
Largada do GP da Bélgica (Foto: Reuters)
O líder do campeonato, por sua vez, ainda teve de lidar com um atrevido Sebastian Vettel, que colocou a Red Bull por dentro e tomou o segundo lugar. A ação do tetracampeão foi tão bem pensada que o colocou já colado em Hamilton no fim da grande reta após a Eau Rouge. Mas aí, na disputa com o inglês, Vettel freou tarde e acabou fora da pista, retornando em terceiro, atrás de Rosberg, mas à frente de Alonso, que já enfrentava as investidas de Daniel Ricciardo.
 
Valtteri Bottas, Kevin Magnussen, Felipe Massa, Jenson Button e Kimi Räikkönen completavam os dez primeiros deste início de etapa belga.
 
Lá na frente, Rosberg tratou de iniciar o ataque para cima do colega inglês. Os dois contornaram praticamente juntos a Eau Rouge na abertura da terceira volta. Aí, Nico tirou do lado de fora na Les Combes, mas Lewis tentou defender. Na segunda perna, a asa dianteira tocou no pneu traseiro esquerdo de Hamilton, causando o furo. O britânico imediatamente começou a perder posições e, sem alternativa, precisou fazer uma visita precoce aos boxes.
 
Enquanto isso, Rosberg se concentrava em abrir vantagem. Mais atrás, Alonso já era punido com cinco segundos de stop & go pelo atraso da largada e perdia posição para Ricciardo, que já se aproximava do colega Vettel. Ainda na volta 3, o novato Andre Lotterer se despedia da corrida. O alemão da Caterham vinha apenas em 19º. No fundo do pelotão, Hamilton tentava a recuperação.
 
Aí Ricciardo usou a volta 6 para superar o colega Vettel e assumir a segunda posição. Enquanto mais atrás, Pérez já ultrapassava Massa, para assumir o nono posto. Duas voltas mais tarde, Rosberg foi o primeiro entre os ponteiros a parar. Räikkönen seguiu o líder do campeonato. Massa veio na volta seguinte, logo atrás de Pérez.
Rosberg vê aproximação de Ricciardo e Alonso (Foto: AP)
Nico optou por segundo trecho com os médios. O finlandês da Ferrari preferiu manter os macios. Enquanto isso, Ricciardo cravava a volta mais rápida da corrida na liderança.
 
Enquanto a TV mostrava uma das cenas mais curiosas de todos os tempos: uma espécie de cordão pendurado na antena do bico do carro de Rosberg, com o piloto tentando arrancar, Vettel ia aos boxes, assim como Daniil Kvyat e Nico Hülkenberg.
 
A passagem 12 marcou o pit-stop de Ricciardo. Magnussen foi atrás do líder da corrida. O australiano ainda voltou em quarto, calçado com os macios. Bottas e Alonso pararam na sequência.
 
Mas o australiano voltara mesmo endiabrado, iniciando uma sequência de melhores voltas. Daniel voltou à liderança assim com os adversários da frente foram parando. Nesse meio tempo, a corrida foi disputas e ultrapassagens bem interessantes, como Alonso em cima de Pérez na Rivage, Magnussen para cima de Vergne e a tentativa de Rosberg em Vettel. Apenas dos dois primeiros tiveram sucesso. Enquanto isso, na 18ª volta, Hamilton precisou voltar aos pits para nova troca de pneus.
 
Depois de reclamar de vibração no pneu dianteiro, Rosberg foi aos boxes na volta 20. O alemão mudou para os médios e voltou em 11º. Enquanto isso, Hamilton assinalava a melhor volta da corrida.
 
Raikkonen também não demorou muito para ser chamado pela Ferrari. o nórdico também retornou à pista com os médios. Aí a volta mais rápida já era de Rosberg, que tentava abrir caminho.
 
Assim, perto da marca de 25 voltas, a ordem da etapa belga era: Ricciardo, Bottas, Alonso, Button, Rosberg, Raikkonen, Button, Vettel, Kvyat e Magnussen. Massa era apenas o 14º.
 
Muito rápido depois do pit-stop, Rosberg não quis saber de perder tempo. O filho de Keke, contando um grande ritmo, foi engolindo os adversários um a um, começando com Jenson na Les Combes.
 
Kimi repetiu a manobra no mesmo Button uma volta depois. Enquanto isso, Rosberg já superava Alonso pelo terceiro posto. O espanhol parou na volta seguinte, a 26. O ferrarista mudou para os médios e retornou apenas em nono.
 
Na ponta, Ricciardo tentava abrir caminho, já pensando na ameaça que Nico se tornaria voltas mais tarde. Então, chegou a vez do piloto da Red Bull parar. Isso foi na passagem 28. Daniel optou pelos médios, voltando em segundo. Mais atrás, em 12º, Massa vivia um drama por causa dos detritos das primeiras voltas. A Williams deu uma ‘limpada’ em tudo no pit-stop, e Felipe pôde voltar em melhor ritmo.
A volta 31 marcou o pit-stop de Hamilton. O inglês também decidiu pelos médios. Mas a vida dele não mudara muito. Era apenas o 16º. Quatro voltas depois, Rosberg foi aos boxes pela última vez. Vettel foi atrás dele. Os dois voltaram calçados com pneus macios.
Kimi Räikkönen foi um dos protagonistas da prova belga neste domingo em Spa (Foto: Beto Issa)

O alemão da Mercedes voltou entre Raikkonen e Bottas. E o finlandês não perdeu tempo e iniciou o ataque para cima de Rosberg. A ultrapassagem veio na Les Combes. Mas Nico não deixou barato e devolveu a ousadia do jovem Valtteri na sequência, na Blanchimont.

Aí o novo alvo do germânico passou a ser o outro finlandês, que foi superado na Eau Rouge uma volta depois. Aí Rosberg partiu à caça de Ricciardo, deixando a briga pelo último lugar do pódio entre os dois compatriotas.


Restando cinco voltas para o fim, Hamilton levou sua Mercedes para as garagens de Spa. Não dada mais para ele. Enquanto isso, na pista, Ricciardo guiava tranquilo na frente, com mais de oito segundos para Rosberg, que já tinha quase a mesma distância para a dupla Raikkonen/Bottas. Aliás, essa ordem mudaria um giro mais tarde.

Bottas colocou a Williams ao lado da Ferrari na Kemmel e tomou o terceiro lugar de Kimi sem muita dificuldade, mas arrancado aplausos dos mecânicos nas garagens. Mais atrás, a prova ainda viu uma divertida briga entre Magnussen, Alonso, Vettel e Button pelo quinto posto. Pérez e Kvyat completavam o top-10.

A disputa entre os quatro se estendeu até a última volta. Alonso chegou a escapar depois de uma tentativa de passar o jovem dinamarquês, caiu para sétimo. Quem se aproveitou bem do imbróglio foi Vettel, que conseguiu a posição dos dois, fechando a corrida em quinto, à frente de Magnussen, Alonso e Button, que ficou à distância observando a disputa. Pérez e Kvyat asseguraram o nono e o décimo posto, respectivamente. Felipe Massa foi só o 13º.

Lá na ponta, Ricciardo era só sorrisos com a terceira vitória na temporada 2014. Rosberg teve mesmo de se contentar com o segundo lugar, mas que não teve sabor tão amargo, já que Hamilton sequer completou a prova. O terceiro lugar do pódio ficou com um bravo Bottas.

A champanhe e o sorriso

A diferença agora entre Rosberg e Hamilton subiu para 29 pontos. Ricciardo vem em terceiro, bem à espreita, com 156. A F1 se reúne novamente daqui a duas semanas, no velocíssimo circuito de Monza, na Itália.

F1, GP da Bélgica, Spa-Francorchamps, final:

1 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL RENAULT 1:24:36.556 44 voltas
2 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES +3.383  
3 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES +28.032  
4 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI +36.815  
5 1 SEBASTIAN VETTEL ALE RED BULL RENAULT +52.196  
6 22 JENSON BUTTON ING McLAREN MERCEDES +54.580  
7 14 FERNANDO ALONSO ESP FERRARI +1:01.162  
8 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES +1:04.293  
9 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO RENAULT +1:05.347  
10 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES +1;05.697  
11 25 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TORO ROSSO RENAULT +1:11.920  
12 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN McLAREN MERCEDES +1:14.262 P +20s
13 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES +1:15.975  
14 99 ADRIAN SUTIL ALE SAUBER FERRARI +1:22.447  
15 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX SAUBER FERRARI +1:30.825  
16 4 MAX CHILTON ING MARUSSIA FERRARI +1 volta  
17 9 MARCUS ERICSSON SUE CATERHAM RENAULT +1 volta  
  17 JULES BIANCHI FRA MARUSSIA FERRARI +5 voltas NC
  44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES +6 voltas NC
  8 ROMAIN GROSJEAN FRA LOTUS RENAULT +11 voltas NC
  13 PASTOR MALDONADO VEN LOTUS RENAULT +43 voltas NC
  45 ANDRÉ LOTTERER ALE CATERHAM RENAULT +43 voltas NC
               
MELHOR VOLTA NICO ROSBERG ALE MERCEDES 1:50.511 volta 36
               
RECORDE MARK WEBBER AUS RED BULL RENAULT RB6 1:45.778 28/08/2010
MELHOR VOLTA SEBASTIAN VETTEL ALE RED BULL RENAULT RB5 1:27.263 30/08/2009

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