Mercedes solicita à FIA superlicença para Antonelli na F1 e põe Sargeant na berlinda

A informação é do apresentador da Fórmula 1, Will Buxton. Andrea Kimi Antonelli já possui os pontos exigidos, mas ainda tem 17 anos, abaixo da idade mínima de 18 imposta pela FIA

A Mercedes está determinada a colocar Andrea Kimi Antonelli o quanto antes na Fórmula 1. A equipe alemã solicitou à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) a superlicença para o jovem pupilo, que atualmente corre com a Prema na Fórmula 2.

A informação é do jornalista Will Buxton, apresentador da própria categoria, revelada durante o treino livre desta sexta-feira (3), em Miami, mas a FIA confirmou ao site GP Blog por meio de um porta-voz que houve, sim, um pedido de dispensa para o atual campeão da FRECA, embora não tenha revelado a origem da solicitação.

Relacionadas


Antonelli é integrante do programa de pilotos da Mercedes e passou a ser cotado para a F1 já em 2025 após Lewis Hamilton decidir trocar a base em Brackley pela Ferrari no ano que vem. Desde então, o time chefiado por Toto Wolff tem se dedicado a colocar Kimi ao volante de modelos anteriores para que possa adquirir a quilometragem necessária que a FIA pede para autorizar o passe.

Na última semana, então, o jornalista Joe Saward, que possui vasta experiência na cobertura da F1, noticiou que a Williams — cliente da Mercedes — está à procura de um substituto para Logan Sargeant já em Ímola, e disposta a colocar Antonelli ao lado de Alexander Albon, caso o contrato seja de 18 meses — ou seja, até o final de 2025.

Andrea Kimi Antonelli durante testes em Ímola (Foto: Reprodução)

Acontece que Antonelli ainda não preenche todos os requisitos para a obtenção da superlicença. Apesar de já ter a pontuação máxima exigida (40), o italiano só faz 18 anos em 25 de agosto. A entidade teria de liberar a subida de Kimi para a F1 ainda aos 17, uma vez que o GP da Emília-Romanha acontece em duas semanas, dia 16 de maio.

Não é a primeira vez que a FIA se vê às voltas com um caso envolvendo a falta de superlicença para um candidato à F1. Em 2022, a AlphaTauri (atual RB) queria Colton Herta, que corre na Indy, para liberar Pierre Gasly, só que o norte-americano não possuía os pontos para o passe. A solicitação foi feita, porém a federação negou a superlicença a Herta.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Miami de Fórmula 1primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos, e transmite classificações e corridas oficiais e da sprint em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após classificação sprint e classificação oficial, além de antes e depois da corrida. A classificação sprint acontece a partir das 17h30 de sexta-feira (3). No sábado, a corrida sprint abre as atividades às 13h, ao passo que a classificação oficial está marcada para as 17h. Por fim, a largada está marcada para as 17h do domingo. 

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.