Mercedes troca câmbio e Alpine mexe em motor: confira mudanças para GP do Japão

Além de Mercedes e Alpine, Sauber, Red Bull, Haas e Ferrari também fizeram trocas de componentes. No entanto, nenhum piloto foi punido com perda de posição no grid

A Fórmula 1 está se preparando para o GP do Japão, quarta etapa da temporada 2024, mas inúmeras equipes já estão fazendo trocas de componentes importantes dos carros. Para a etapa em Suzuka neste fim de semana, times como Mercedes, Alpine, Ferrari, Red Bull, Haas e Sauber realizaram a substituição do câmbio ou no motor de seus respectivos carros.

O motor de Lewis Hamilton quebrou durante o GP da Austrália e o britânico teve de abandonar a prova no Albert Park. Na última quinta-feira (4), a Mercedes confirmou que o motor do heptacampeão sofreu perda total. Por isso, a equipe realizou a mudança do motor de combustão interna, turbocompressor, MGU-H e MGU-K. As mesmas alterações foram feitas nos carros de Sergio Pérez, Esteban Ocon, Pierre Gasly e Yuki Tsunoda.

Apesar das alterações, nenhum deles vai sofrer punição no grid de largada do GP do Japão. Afinal, essa é a primeira vez que eles trocam cada um dos componentes na temporada 2024 da F1.

Já as trocas do câmbio foram feitas nos carros de Hamilton, George Russell, Charles Leclerc, Logan Sargeant, Valtteri Bottas e Nico Hülkenberg. Novamente, nenhum deles foi punido por causa das alterações.

A Ferrari trocou o câmbio de Charles Leclerc (Foto: Ferrari)

Por último, pilotos como Gasly, Pérez, Hamilton, Leclerc, Sainz, Ocon, e Tsunoda mudaram o sistema de exaustão. Apenas ‘Checo’ e Yuki fizeram essa alteração mais de uma vez em 2024, mas também não serão punidos. Afinal, o regulamento permite que essa troca seja realizada até oito vezes.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão de Fórmula 1, em Suzuka, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após a classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado, a classificação acontece às 3h. No domingo, a largada está marcada para as 2h.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.