Mercedes encontra razão de falha na Austrália e sofre perda total em motor de Hamilton

Lewis Hamilton abandonou o GP da Austrália por conta de uma falha no motor que a Mercedes demorou a entender. Agora, porém, sabe que terá de aposentar a unidade defeituosa de vez

A temporada 2024 do Mundial de Fórmula 1 começou com muitos problemas para a Mercedes, mas as coisas sempre podem piorar. Quase duas semanas após o abandono de Lewis Hamilton por conta de uma falha do motor, no GP da Austrália, a equipe concluiu que a unidade sofreu perda total e não pode ser reaproveitada ao longo do ano.

Hamilton abandonou a corrida de Melbourne ainda na primeira metade, quando começava a traçar um confronto com os pilotos da Aston Martin, logo após a primeira janela de pit-stop. O motor simplesmente apagou após alguns sensores eletrônicos identificarem problemas não especificados. Assim, o abandono ficou como única alternativa.

A Mercedes mandou o motor para a fábrica de Brixworth, na Inglaterra, onde as unidades são projetadas e construídas, bem como analisadas, mas uma avaliação inicial não chegou a conclusões. Foi apenas uma varredura bem mais detalhada, que durou quase duas semanas completas, que chegou à razão da falha na extremidade inferior do motor, em função de problemas no setor de controle de qualidade.

E pior: tratou-se de um problema terminal, o que significa que o motor não pode ser reaproveitado ao longo do campeonato. Normalmente, em casos de falha no motor, as equipes tentam reparar as unidades durante semanas para que voltem a lançar mão das mesmas unidades sem força. É algo que faz sentido, uma vez que cada piloto pode usar somente quatro por ano. As informações são da revista inglesa Autosport.

Lewis Hamilton perdeu um dos motores pelo resto do ano (Foto: Mercedes)

Com isso, Hamilton terá de passar pelas restantes 21 corridas do ano com apenas três motores se quiser evitar punições com perda de posições de largada.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão, em Suzuka, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. O treino livre 1 está marcado para as 23h30 desta quinta-feira (horário de Brasília, GMT-3), seguido pelo TL2 às 3h da sexta-feira; ainda na noite da sexta-feira, vem o TL3, marcado para às 23h30, seguido pela classificação, às 3h do sábado; no domingo, a largada está marcada também para as 2h.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

DANÇA das cadeiras na F1, VERSTAPPEN volta forte e o que FERRARI pode fazer? | WGP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.