Mercedes decide trocar motor e põe Bottas para marcar Verstappen no GP da Rússia

A Mercedes promoveu uma “mudança tática” de última hora. Para marcar Max Verstappen, que vai largar no fim do grid do GP da Rússia, a equipe trocou o motor de Valtteri Bottas, que vai iniciar a prova em 17º

Felipe Drugovich bateu muito forte ainda na volta de alinhamento para o grid da Fórmula 2 na Rússia (Vídeo: Reprodução)

O domingo (26) na Rússia já começa com uma notícia surpreendente. A Mercedes anunciou que vai trocar o motor do carro de Valtteri Bottas, fazendo com que o finlandês perca dez posições no grid de largada da corrida de logo mais. Assim, Bottas cai da sétima para a 17a colocação.

Segundo a nota publicada pela FIA, a Mercedes resolveu trocar alguns elementos na já nova unidade de potência no carro #77 – que havia sido trocada por inteiro na corrida passada, na Itália. As peças em si são com novo motor de combustão (ICE), turbo e gerador de energia (MGU-H).

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

VALTTERI BOTTAS; MERCEDES; SÓCHI; GP DA RÚSSIA;
Valtteri Bottas vai cumprir ordem da Mercedes: marcar Max Verstappen na Rússia (Foto: LAT Images/Mercedes)

Na prática, a Mercedes joga com o regulamento debaixo do baixo e tenta fazer com que Bottas marque Max Verstappen, que também teve punição para esta etapa em Sóchi.

Tal qual o próprio finlandês em Monza, o holandês larga em último porque toda a unidade de potência da Honda em si foi posta no carro #33 da Red Bull.

A própria Mercedes admitiu que se trata de uma “mudança tática”. Assim, Bottas será usado como peça fundamental na briga pelo título da temporada 2021 para evitar que Verstappen escale o pelotão e consiga pontos no GP da Rússia.

Lewis Hamilton, que seria favorito destacado à vitória, tem uma tarefa complicada: larga apenas em quarto pelas circunstâncias da classificação deste sábado, sobretudo dos minutos finais no Q3. Com a pista secando, McLaren, Ferrari e Williams se aproveitaram do momento para colocar pneus slicks. A Mercedes demorou para fazer o mesmo, mas não esperava que Hamilton cometesse um erro inesperado na entrada dos boxes, batendo de leve o carro.

Alfa Romeo troca câmbio de Giovinazzi e provoca outra punição no grid

Outra equipe que anunciou mudanças nesta manhã de domingo foi a Alfa Romeo. A equipe de Hinwil optou por realizar a troca de câmbio do carro de Antonio Giovinazzi. Desta forma, o italiano vai perder cinco posições no grid de logo mais em Sóchi.

Mas por conta das trocas de motor de Max Verstappen, Nicholas Latifi e Valtteri Bottas, Giovinazzi, que obteve apenas o 18º tempo na classificação de sábado na Rússia, vai largar à frente dos três, em 16º.

O GP da Rússia tem largada marcada para logo mais, às 9h (de Brasília, GMT-3) deste domingo. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

NORRIS É POLE NA F1! TUDO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO E O GRID DE LARGADA DO GP DA RÚSSIA | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.